PF realiza operação contra suspeitos de atacarem sites do Governo Federal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal (PF) cumpriu oito mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (16/8), contra uma organização criminosa transnacional suspeita de estar relacionada a ataques cibernéticos a vários órgãos Governo Federal.

Segundo a corporação, durante as investigações foram apurados ataques que visavam entidades públicas e privadas no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia. 

De acordo com a PF, a organização está relacionada à invasão ao sistema do Ministério da Saúde, no fim do ano passado, que tirou o Conecte SUS do ar, responsável pelo Certificado Nacional de Vacinação. Ao todo, são oito mandados de busca e apreensão nos estados da Paraíba, de Minas Gerais, do Paraná e de Santa Catarina, com o intuito de apurar os ataques.
O inquérito policial foi instaurado em 10 de dezembro do ano passado, quando os hackers invadiram o ambiente em nuvem do Ministério da Saúde e deletaram arquivos, dados e instâncias da pasta. 
  • Leia: Saiba como ter o comprovante de vacina com apagão do Conecte SUS 

Outros ataques  

Além dos ataques ao Ministério da Saúde, os hackers invadiram a Controladoria-Geral da União, Ministério da Economia, Instituto Federal do Paraná, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Escola Nacional de Administração Pública, Agência Nacional de Transporte Terrestre, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Energia Elétrica e da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Ainda segundo a PF, os crimes apurados são os de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento, além do crime de corrupção de menores e lavagem de capitais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cão Orelha: MPSC avalia pedir exumação do pet para esclarecer pontos da investigação

O Ministério Público de Santa Catarina informou que vai pedir diligências complementares à Polícia Civil nas investigações da morte do cão Orelha, incluindo...

Criança cai de carro em movimento no meio de avenida em Sorocaba

Em Sorocaba, interior de São Paulo, uma criança de aproximadamente dois anos caiu de um veículo em movimento após a porta abrir...

PF faz operação contra fraudes no programa Farmácia Popular em quatro estados

Meta descrição: PF deflagra operação contra fraudes no Farmácia Popular, com quatro estados, buscas, sequestro de bens e movimentação de milhões de reais....