Euler Araújo confirmou, nesta terça-feira (16), que o América tem negociações avançadas com um investidor para a venda de parte das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). O membro do Conselho de Administração também pregou cautela e revelou que a expectativa é concretizar a parceria apenas na próxima temporada.
O dirigente destacou, inicialmente, que o clube já se estabeleceu como SAF e busca, há alguns anos, possíveis investidores.
“O América já é uma SAF, é bom frisarmos isso. 100% das ações pertencem ao América. O América já, há muito tempo, há dois três anos, vem se estruturando e buscando investidores. Estamos bem avançados em relação ao modelo, com o que queremos para o mercado”, explicou Euler, após a apresentação do meia Emmanuel Martinez.
O conselheiro admitiu que existem conversas com investidores e uma negociação mais avançada com um deles. Ele fez ressalvas sobre o modelo de SAF do América e disse que a conclusão da parceria não é simples.
“Apareceram sim investidores, estamos em conversas com alguns deles. Nós temos até um que já está um pouco mais avançado, mas não é uma coisa tão simples. ? bom frisar que o América é um pouco diferente da situação de outros clubes. O modelo é um pouco diferenciado. Os investidores tiveram que assimilar isso, entender um pouco qual a realidade do América e a diferença para outras SAF’s”, revelou.
Por fim, Euler afirmou que a diretoria do América mantém boas expectativas para fechar com um investidor, mas acredita que isso irá acontecer apenas em 2023.
“Eu acredito que as coisas vão caminhar de forma muito mais rápida. Eu, (Marcus) Salum (presidente SAF) também, toda diretoria, conselho administrativo está muito otimista com o fechamento de investidores, principalmente para o próximo ano”, disse.
O possível parceiro do América
O investidor a quem Euler se refere é o norte-americano Robert Platek. se tornou proprietário do Spezia em fevereiro de 2021, após assumir 100% das ações da empresa Orlean Invest, holding do empresário italiano Gabriele Volpi.
No processo de aquisição do Spezia não houve nenhuma participação do fundo MSD Capital, somente um investimento pessoal da família Platek.
De acordo com a imprensa italiana, Platek teria investido por volta de 22 milhões de euros (cerca de R$ 140 milhões na época) para fazer a aquisição. Na temporada 2021/2022, o Spezia – clube de porte baixo/médio da Itália, ficou em 16º no campeonato nacional.
Além da equipe italiana, Platek é proprietário do Casa Pia, de Portugal, e do Sonderjyske, da Dinamarca. O primeiro teve uma boa temporada, ao conseguir o acesso à Primeira Divisão, enquanto o segundo foi rebaixado.
No final de 2019, o empresário também tentou comprar o Sunderland, da Inglaterra, mas as negociações não avançaram.
Comentários Facebook