Como França influenciou na escolha da mulher para a vice de Haddad

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Corre entre dirigentes do PT uma história sobre como Márcio França usou a burocracia do PSB para emplacar sua mulher, a educadora Lúcia França, como vice na chapa de Fernando Haddad.

Na convenção estadual do PSB, em 23 de julho, os delegados do partido votaram para indicar o ex-prefeito Jonas Donizette como o nome da sigla para a vice de Haddad. França não queria que Donizette assumisse a posição, por ser de um grupo político distinto, e conseguiu incluir na ata da convenção que o ex-prefeito só seria escolhido se o vice fosse do sexo masculino.

Donizette soube que o detalhe constava na ata e desistiu da indicação. Hoje candidato à Câmara dos Deputados, ele foi informado por dirigentes petistas que só não se tornou vice porque foi barrado por França.

A sugestão de França para a vice era a médica Marianne Pinotti. Na quarta-feira (3/8), os petistas davam como certa a indicação de Pinotti para o posto, caso não houvesse acordo com o PDT. O acerto estava alinhado de tal forma que a médica acompanhou Haddad no debate com empresários na Fiesp, ocorrido naquela manhã.

Nesta sexta-feira (5/8), no entanto, França vetou a indicação de Pinotti para defender a entrada de Lúcia como vice, segundo os relatos de petistas que participaram das negociações.

França desistiu da candidatura ao governo de São Paulo para concorrer ao Senado na chapa de Haddad. Ele também abriu mão da primeira suplência, que estava reservada ao empresário José Seripieri Júnior, para que o PSol entrasse na coligação. Juliano Medeiros, o presidente nacional da sigla de esquerda, ficou com a vaga.

O post Como França influenciou na escolha da mulher para a vice de Haddad apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Governo Lula cita defesa da honra e imagem em ação contra desinformação sobre tragédia do RS

RENATA GALFSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A AGU (Advocacia-Geral da União), órgão que representa o governo juridicamente, alegou ofensa à honra e à imagem da União em ação em que pede direito de resposta por desinformação sobre a atuação do poder público em meio à tragédia no Rio Grande do Sul (RS). A fundamentação consta

Filipe Martins diz ser ‘preso político’ após ter novo pedido de soltura negado por Moraes

Ex-assessor especial para Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Filipe Martins diz se considerar um "preso político". Ele teve um novo pedido de soltura negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no último dia 10. "Após 100 dias não me surpreende. Essa manutenção somente explicita ainda mais algo que, para

Lula almoça no Alvorada com ministros ligados à reconstrução do Rio Grande do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou sete ministros neste sábado 18, para um almoço no Palácio da Alvorada. O encontro reuniu os titulares das pastas de áreas diretamente ligadas ao enfrentamento da devastação no Rio Grande do Sul, como Paulo Pimenta (Secretaria de Reconstrução do Estado), Fernando Haddad (Fazenda), Waldez Góes (Integração)