Gladiator: picape derivada do Wrangler chega ao Brasil por meio milhão de reais

Publicado:

Quem se dispõe a pagar os R$ 499.990 que a Jeep pede pela Gladiator tem um estilo de vida aventureiro, ou é inspirado por isso. E ter uma picape 4×4 recreativa à disposição é um ótimo motivo para explorar em alto nível algumas regiões.

Na Bahia, seria possível explorar alguns pontos da Chapada Diamantina ou as Dunas de Mangue Seco. Na Paraíba, a escolha da Jeep para o lançamento nacional da Gladiator foi Cabaceiras, cidade conhecida como a “Roliúde Nordestina”, em uma referência aos mais de 25 filmes que foram rodados lá.

Longas como “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes, e “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes usaram a região como locação.

Dê play e confira a avaliação em vídeo

Rebanhados de cabras, muitos mandacarus e pedras são constantes na paisagem que leva a uma das atrações do município: o Lajedo de Pai Mateus, formação típica do Cariri Paraibano.

?? possível chegar ao pé do lajedo de Fiat Uno, como um que cruzei pelo caminho. Mas para percorrer o topo da formação rochosa é necessário estar a bordo de um veículo mais possante.

Graças ao vão livre do solo de 27 centímetros e aos pneus de uso misto, a picape derivada do Wrangler não exige nem o acionamento da tração nas quatro rodas para escalar.

Chegando lá, é possível remover as portas e o teto do utilitário, como se fosse um Lego gigante, e acomodar em um bolsão – que pode ser guardado na caçamba. Até o para-brisa pode ser rebatido.

?? uma experiência bem diferente, quando a picape se torna conversível. E mesmo se você quiser retornar assim, encarando poeira ou lama, não há muito com o que se preocupar. Todo o piso é lavável.

Outro detalhe interessante é poder descer do veículo e continuar escutando um som de qualidade fornecido pela Alpine. Há uma caixa destacável.

Além do passeio
A Gladiador vai além de caminhos que podem ser percorridos por veículos convencionais e foi validada em uma das trilhas de maior dificuldade dos Estados Unidos, a Rubicon ??? que inclusive dá o nome à única configuração oferecida no Brasil. Para isso, é recheada com componentes robustos e muita tecnologia.

A barra estabilizadora dianteira tem desconexão eletrônica para permitir uma maior amplitude da suspensão, os dois diferenciais podem ser bloqueados e os eixos são fornecidos pela Dana. A capacidade para submersão é de 76 cm.

autos jeep gladiator 003
A capacidade off-road desse Jeep é impressionante

Há ainda diversos auxílios à condução desde uma câmera que fica na grade dianteira, que tem lavagem remota, e que facilita a visualização dos desafios da trilha até piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego e aviso de colisão frontal com frenagem de emergência.

Motorização
Para mover os 2.261 kg da Gladiator, a Jeep escolheu dois motores: o 3.6 litros a gasolina e o 3 litros turbodiesel, ambos V6. A escolha mais lógica para o mercado brasileiro seria com propulsão diesel, e isso nada tem a ver com o preço do combustível, mas com a autonomia.

No entanto, apesar de ter uma capacidade de reboque de 3.138 kg, ideal para puxar um trailer, esse Jeep transporta apenas 674 kg ??? menos que uma Fiat Strada, que leva até 720 kg, por exemplo.

A questão é que, pelos parâmetros exigidos pela legislação brasileira para a homologação de picapes, é preciso ser 4×4 e transportar pelo menos uma tonelada para ter um motor diesel.

Dessa forma, a escolha teve que ser pelo motor a gasolina.

autos jeep gladiator 002
Teto e portas podem ser removidos e para-brisa dobrado

Autonomia a parte, o Pentastar de terceira geração cumpre bem o seu papel. Aspirado, ele entrega 284 cv de potência e fornece 35,4 kgfm de torque – que pode chegar a 681 kgfm em algumas situações off-road.

Ele é associado a uma transmissão automática de oito velocidades e uma caixa de transferência de cinco posições. Com esse conjunto, a Gladiator tem consumo médio de 6,5 km/l na cidade e 7,4 km/ em rodovias.

Sucesso de vendas
No lançamento da Gladiator, os executivos da empresa revelaram que a expectativa era comercializar 300 unidades da picape até o final deste ano.

No entanto, apenas 3 horas depois da apresentação, a Jeep anunciou que 322 unidades foram vendidas. Ou seja, em 180 minutos o fabricante faturou R$ 161 milhões, quase R$ 900 mil por minuto.

Outra curiosidade: o Wrangler só teve 29 unidades emplacadas no acumulado deste ano.
*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA JEEP

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS