Um dia para celebrar a democracia no Brasil

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O dia 11 de agosto de 2022 vai ficar marcado como o dia em que o respeito à democracia e ao sistema eleitoral brasileiro foram celebrados. O ato em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro reuniu empresários, juristas, artistas, movimentos sociais e sindicais na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. O evento levou uma multidão ao Largo de São Francisco, no Centro da capital paulista.

Dentro da universidade, onde a entrada das pessoas foi restrita, o clima era apartidário. O evento foi marcado por discursos em memória às vítimas da ditadura militar no Brasil e de cobrança por respeito ao sistema eleitoral.

No ato, foi lido um manifesto intitulado �??Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito�?�. O documento foi organizado por ex-alunos da Faculdade de Direito da USP e chegou na quinta-feira (11) à marca de 1 milhão de signatários. Desde que foi lançada, a plataforma já foi  alvo de ataques e recebeu mais de 20 mil tentativas de fraude.

Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior abriu os atos com discurso defendendo o processo eleitoral, a soberania popular e criticando fake news e arbitrariedades. “Estar aqui hoje é um dever nosso com a sociedade paulista e brasileira. Estamos aqui para defender democracia, justiça eleitoral e sistema eleitoral com as urnas eletrônicas. Que a vontade do povo brasileiro seja respeitada e soberana”, disse.

O governo Jair Bolsonaro e a campanha à reeleição do presidente buscaram minimizar os atos em defesa da democracia. O presidente, ministros e coordenadores de campanha traçaram a estratégia de colar a iniciativa à oposição e trataram o evento realizado na USP como algo menor.

FBI busca documentos secretos na casa de Trump
A residência do ex-presidente Donald Trump Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida, foi revistada na segunda-feira (8) pelo FBI como parte de uma longa investigação sobre se documentos – alguns deles ultrassecretos – foram levados para lá em vez de serem enviados para os Arquivos Nacionais quando o republicano deixou a Casa Branca. 

Os agentes do FBI realizaram a operação de busca na casa do ex-presidente depois de terem recebido uma denúncia de que ele poderia estar armazenando registros confidenciais em seu resort privado na Flórida. A informação foi revelada pela revista Newsweek, que acrescentou que foi graças ao informante que o FBI foi capaz de identificar quais documentos confidenciais o ex-presidente ainda possuía e onde eles estavam.

Na sexta-feira (12), um juiz dos Estados Unidos tornou público  o mandado de busca e apreensão que justificou a operação do FBI. Segundo o g1, o documento deixa claro que Trump está sob investigação criminal por possíveis violações da Lei de Espionagem, além de infrações relacionadas a obstrução da Justiça e destruição de registros do governo federal.

O FBI investiga crimes relacionados à Lei de Espionagem, que proíbe a retenção não autorizada de informações de segurança nacional que possam prejudicar os EUA ou ajudar um adversário.

Mãe é vítima da filha
Uma idosa sofreu um golpe estimado em R$ 725 milhões após ser extorquida e ter quadros roubados. A situação se agrava após descobrir que tudo não passava de um prejuízo dado pela própria filha, que foi presa na manhã de quarta-feira (10), no Rio de Janeiro. No roubo, há peças importantes do acervo brasileiro, como obras de Tarsila do Amaral (Sol Poente) e de Di Cavalcanti. O golpe se dividiu entre a negociação das obras, roubo de joias, pagamento de �??tratamento espiritual�?? e transferências mediante ameaça.

Morto por PM
O campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Pereira Nascimento Lo, de 32 anos, morreu após ser baleado na cabeça durante uma festa no Clube Sírio, em São Paulo, na madrugada de domingo (7). O policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo está preso pelo crime. Ele teria pego uma garrafa na garrafa de Lo, que o imobilizou, deixando-o no chão e pegando a garrafa de volta. Após ser solto, segundo testemunhas, Velozo levantou, deu quatro passos, sacou a arma e atirou no campeão mundial.

65 mil sem pais
Na semana do Dia dos Pais, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) divulgou dados preocupantes. Entre 2016 e agosto de 2022, mais de 65 mil crianças foram registradas sem o nome do pai na certidão em território baiano, segundo dados da Associação de Registradores de Pessoas Naturais da Bahia (Arpen/BA).  Na quarta-feira (10), a DPE/BA lançou uma campanha que intensifica a Ação Cidadã Sou Pai Responsável, que oferece exames de DNA, reconhecimento de paternidade e acordos de pensão alimentícia.

Bombou no site do CORREIO (mais lidas da semana)

1 – Descubra quem é a famosa idosa brasileira que gastou R$ 200 mil em shopping    

2 – Majur se casa com coreógrafo Josué Amazonas em Salvador    

3 – Inseminação caseira: Homem que doou sêmen mais de 100 vezes nota semelhança entre crianças      

4 – Repórter baiana é promovida ao vivo e se emociona junto com a família; veja o vídeo      
 
5 – Quem pode alimentar animais de rua? Vizinhos brigam e caso vai à polícia em Feira      

‘Quero ir morar na Bahia, cantar no teatro Vila Velha, e quem quiser me ouvir cantar que vá a Salvador 
Caetano Veloso Cantor e compositor, à cantora Iza, apresentadora do especial de 80 anos dele, transmitido pelo Globoplay

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Músico recupera pedaleira roubada na igreja Impactados no altar da Igreja Casa

Enquanto o pastor Júnior Trovão pregava seu estrondoso sermão, tendo centenas de pessoas com os olhos fitados nele, no altar da igreja Casa, em Goiânia, a 7 metros do pregador, o guitarrista retira os plugues de sua pedaleira Mooer 200 e entrega a um rapaz, que deixa a igreja levando a pedaleira na mão, enquanto

Pr. Júnior Trovão defende João Caetano após criticas por carro de luxo; “Não depende de igreja”

O trecho de uma ministração do pastor Júnior Trovão viralizou nas redes sociais essa semana. No vídeo, Trovão sai em defesa do pastor João Caetano, líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Semear em Cristo, que foi criticado recentemente por gravar um vídeo no seu carro, uma Hilux SW4. Trovão disse que viu os comentários

Mattos Nascimento é levado às pressas ao hospital após sentir fortes dores

O cantor gospel Mattos Nascimento precisou ser levado às pressas para o hospital na madrugada desta quinta-feira (25), após sentir fortes dores no abdômen. O Fuxico Gospel conversou com Cíntia Nascimento, filha do artista, que confirmou que o pai estava há dois dias com dores e que a família estava preocupada. “Estamos levando ele agora