Endometriose: conheça outros sintomas além da cólica menstrual intensa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No Brasil, uma em cada 10 mulheres têm endometriose, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Porém, por ser uma doença “silenciosa” e de diagnóstico tardio, os especialistas acreditam que esse número possa ser ainda maior. 

 

Segundo o portal Metrópoles, os sintomas são, muitas vezes, ignorados por suas portadoras, que os confundem com as cólicas normais da menstruação. 

 

Apesar de provocar fortes cólicas durante o período menstrual, a endometriose também pode ser assintomática. Por isso, é tão importante fazer visitas regulares ao ginecologista.

 

A endometriose ocorre quando as células do endométrio ??? tecido que envolve a cavidade do útero ???, não são expelidas na menstruação e migram para outras regiões do corpo, como trompas, ovário e intestino.

 

“Em algumas situações, o tecido, além de ser eliminado em forma de menstruação, volta pelas trompas, alcança e se deposita na cavidade pélvica e abdominal, formando a doença que, por vezes, é de caráter crônico e progressivo”, explica o ginecologista Eduardo Schor, presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose.

 

O primeiro sinal de alerta da endometriose são as cólicas menstruais intensas e incapacitantes. No entanto, existem outros sintomas que merecem nossa atenção. Abaixo, listamos os principais deles:

Dor profunda na relação sexual;
Dor pélvica fora do período menstrual;
Fadiga crônica;
Dificuldade para engravidar.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...