Candidato é investigado pela PRE-BA por dizer que vai ‘proibir ebós, despachos e oferendas’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) abriu uma apuração contra um candidato a deputado estadual por pregar discursos de ódio, racismo e intolerância religiosa nas redes sociais. A denúncia foi feita ao órgão de forma anônima.

 

 O candidato é pastor de uma congregação religiosa e, em suas redes sociais, além de pregar desinformação, diz que “milhões de impostos do povo da Bahia estão sendo gastos na confecção e manutenção de imagens e de esculturas de orixás”. Ele diz que também vai lutar “incansavelmente para desinstalar os orixás gigantescos nas vias públicas de Salvador”. Além dessas declarações, o candidato diz que vai “proibir ebós, despachos e oferendas nas vias, avenidas e áreas comuns e públicas de preservação ambiental”.

 

O referido candidato afirma que não é caso de intolerância e sim de “indignação”. “Milhares de pessoas aguardando a regulação e o poder público gastando as fitas de suor e sangue do povo baiano (os impostos) em esculturas de orixás”. 

Ao abrir a apuração, o procurador regional eleitoral auxiliar, Samir Cabus Nachef Junior, afirma que o caso pode ser configurado como abuso de poder econômico e “ensejar a inelegibilidade, além da cassação do registro ou diploma do candidato”, como previsto no artigo 237 do Código Eleitoral e artigo 19 e seguintes da Lei Complementar nº. 64/1990). As declarações também poderão ser classificadas como “crime de corrupção eleitoral”. 

 

Além do âmbito eleitoral, no Brasil intolerância religiosa também é crime previsto no Código Penal brasileiro. ?? considerado crime escarnecer publicamente por motivo de crença ou função religiosa, impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso, ou vilipendiar publicamente ato objeto de culto religioso. A pena pode ser de detenção de um mês a um ano ou pagamento multa. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Faxineira e porteiro perdem economia de uma vida para o Rei das Milhas

Uma família de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, viu promessas de dinheiro fácil, descontos e pacotes de viagem se transformarem num golpe que...

Com título do Corinthians, veja brasileiros garantidos na Libertadores

O Corinthians é campeão da Copa do Brasil pela quarta vez, assegurando vaga direta na Libertadores 2026 e passagem direta para a fase...

DF inicia semana com 435 vagas de emprego e salários de até R$ 3,2 mil

Resumo para SEO: Distrito Federal abre 435 vagas nas agências do trabalhador, com salários de até R$ 3,2 mil....