Richarlison contesta uso político da camisa da Seleção brasileira

Publicado:

Discurso do jogador está alinhado à intenção da CBF de desvincular a camisa do Brasil dos movimentos políticos

O uso da camisa da seleção brasileira como símbolo político foi criticado pelo atacante Richarlison, do Tottenham, nesta terça-feira, após a derrota por 2 a 0 do time inglês diante do Sporting, na Liga dos Campeões. Questionado sobre o assunto na zona mista do Estádio de Alvalade, em Lisboa, o jogador disse que o uniforme perde a identidade quando utilizado dessa forma.

“Hoje em dia, o pessoal leva muito (a camisa) para o lado político. Isso faz a gente perder a identidade da camisa e da bandeira amarela”, comentou o atacante.”Acho importante que eu como jogador, torcedor e brasileiro, tente levar essa identificação para todo o mundo. ?? importante reconhecer que a gente é brasileiro, tem sangue brasileiro e levar isso para o mundo”, completou.

O discurso do jogador está alinhado à intenção da CBF de desvincular a imagem da camisa verde-amarela dos movimentos políticos que se apropriaram dela. Nos últimos anos, o uso da peça tem sido associado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, já que seus apoiadores costumam usá-la como símbolo em manifestações.

Ao anunciar o modelo que será utilizado na Copa do Mundo do Catar em novembro, a CBF usou a imagem de artistas como o rapper Djonga, com posicionamento político à esquerda, para colocar a desvinculação em prática. A campanha de divulgação contou com outros nomes da música, como MC Hariel, e também do esporte, entre eles o próprio Richarlison.

Escolhido para ser um dos rostos do anúncio, o atacante do Tottenham, que costuma se posicionar sobre assuntos fora do futebol, participou em agosto de um projeto da Nike, fornecedora de material esportivo da seleção, em parceria com o projeto Onçafari, que tem como objetivo a preservação do meio ambiente e a proteção das onças-pintadas. No vídeo, ele aparece vestindo a nova camisa da seleção.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Danilo Fernandes, goleiro do Bahia, anuncia aposentadoria ao fim da temporada

Danilo Fernandes, goleiro do Bahia nos últimos quatro anos, anunciou sua aposentadoria do futebol profissional na noite de terça-feira (2) durante o Podcast...

Everton Ribeiro destaca relação de amor com Salvador: “Viver a cidade intensamente”

Na cerimônia realizada no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador, nesta terça-feira (2), o capitão do...

Táxis terão cobrança em Bandeira 2 durante todo o mês de dezembro em Salvador

Desde a última segunda-feira, os taxistas de Salvador estão autorizados a cobrar a tarifa da Bandeira 2 em todas as corridas. Essa decisão,...