Unirb oferece curso de optometria, alinhando teoria à prática

Publicado:

O profissional de optometria é fundamental na sociedade, pois é responsável pela assistência primária da saúde visual. Enquanto a oftalmologia trata da saúde da visão sem foco no globo ocular, a optometria vem como uma área complementar que trata das soluções práticas como o uso de lentes de contato e óculos de grau, por exemplo.

 

Pensando neste cenário, o Centro Universitário Unirb oferece uma metodologia de ensino que une o conhecimento teórico com aulas práticas, para que o aluno aplique de forma ativa os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo habilidades de capacitação para atuar em níveis de atenção à saúde como na promoção, prevenção e compensações ópticas.

 

De acordo com o coordenador do curso, Lucas Medeiros, a graduação em Optometria do Centro Universitário UNIRB Salvador, capacita o aluno para atuar em níveis de atenção à saúde e ao estudo técnico-óptico, na promoção, prevenção e liberação de receitas e laudos optométricos. O curso tem duração de quatro anos e conta com professores qualificados e diversas práticas que iniciam desde o primeiro semestre.

 

Ainda segundo Lucas Medeiros, entre as atribuições aos optometristas estão Prevenir, detectar e solucionar as alterações visuais não patológicas, específica as ações e medidas adequadas quanto a determinação de defeitos refrativos e disfunções visuais. Além disso, os alunos tem a oportunidade de trabalhar com grupos multidisciplinares, participam de ações sociais que a instituição realiza ou é convidada e durante o processo eles realizam exames de acuidade visual, orientação e valia os componentes para adaptar lentes de contato.

 

Gildemar Júnior é aluno de optometria na Unirb e fala sobre a importância do curso. “Nós somos preconizados como a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo. Dentro da profissão utilizamos a caixa de prova, onde ficam armazenadas uma série de lentes negativas, positivas e cilíndricas para poder encontrar o grau certo do paciente. ?? gratificante para cada um de nós profissional, ver o sorrio estampado no rosto do paciente quando conseguimos compensar o erro refletivo dele através das lentes, é magico”, conta. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Número de enfermeiros no Brasil cresce 44% em cinco anos

Entre 2017 e 2022, o Brasil viu um aumento de quase 44% no número de postos de trabalho na enfermagem, subindo de cerca...

Continente americano perde certificação de eliminação do sarampo

O continente americano não é mais considerado livre do sarampo. Recentemente, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) revogou o certificado, após...

Gestantes de áreas vulneráveis têm risco maior de perder bebê

Estudos mostram que o risco de um bebê morrer durante a gestação ou parto é até 68% maior em municípios com situações socioeconômicas...