Lula encurta vantagem de Bolsonaro entre evangélicos, diz Datafolha

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reduziu a distância para o presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os evangélicos, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha nessa quinta-feira (15/9). Esse segmento compõe 27% da amostra.

A diferença, que era de 23 pontos, foi para 17. Agora, Lula marca 32% de intenções de voto dentro desse segmento, ante 49% do rival. Na rodada anterior, divulgada em 9 de setembro, os índices eram de, respectivamente, 28% e 51%. A margem de erro nesse segmento é de 4 pontos para mais ou para menos.

O segmento evangélico é considerado estratégico por ambas as campanhas. Os eleitores desse grupo são mais fieis ao atual mandatário, que costuma explorar sua ligação com líderes evangélicos. Sua esposa, a primeira-dama Michelle Bolsonaro é evangélica e tem discursado em tons religiosos nos eventos de campanha.

Já entre o eleitorado feminino, os dois candidatos ficaram estáveis: Lula tem 46% desse público e Bolsonaro, 29%, mesmos índices da semana passada. Esse também é um segmento que ambos têm focado, visto que as mulheres são maioria no eleitorado (elas representam 52% da amostra coletada na pesquisa).

O Datafolha ouviu 5.926 pessoas, entre 13 e 15 de setembro, em 300 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-04099/2022.

Veja os resultados da pesquisa estimulada do 1° turno:

Lula (PT): 45% (45% no Datafolha anterior, de 9 de setembro) Jair Bolsonaro (PL): 33% (34% na pesquisa anterior) Ciro Gomes (PDT): 8% (7% na pesquisa anterior) Simone Tebet (MDB): 5% (5% na pesquisa anterior) Soraya Thronicke (União Brasil): 2% (1% na pesquisa anterior) Felipe d???Avila (NOVO): 0% (0% na pesquisa anterior) Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior) Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior) Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior) Constituinte Eymael (DC): 0% (0% na pesquisa anterior) Kelmon Souza (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior) Em branco/nulo/nenhum: 4% (4% na pesquisa anterior) Não sabe: 2% (3% na pesquisa anterior) Felipe d???Avila (Novo), Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Kelmon Souza (PTB) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.

O post Lula encurta vantagem de Bolsonaro entre evangélicos, diz Datafolha apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem Neymar, elenco do Santos se reapresenta para a temporada; veja

O Santos FC, junto da comissão técnica, se reapresentou na sexta-feira, 2 de janeiro, iniciando a pré-temporada de 2026. Os jogadores voltaram ao...

PMs são investigados por agredir suspeito e exigir senha de celular

Dois policiais militares do Batalhão de Ações Especiais (Baep) foram flagrados agredindo um suspeito durante uma abordagem em Candido Motta, interior de São...

De saída do Atlético-MG, Guilherme Arana se despede do clube; confira

Meta descrição: Guilherme Arana se despede do Atlético-MG em 2 de janeiro, com rumores sobre o futuro. Relembre a passagem do jogador, números...