Mundo não vai permitir que Rússia use armas nucleares, diz Zelenski

Publicado:

S??O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, disse nesta quarta-feira (21) não acreditar que o mundo permitirá que a Rússia use armas nucleares na guerra em seu país. A declaração vem horas depois de seu homólogo russo, Vladimir Putin, anunciar que está disposto a usar armas nucleares se necessário e decretar a mobilização de até 300 mil reservistas para o conflito.

Semanas antes do início da invasão russa, é bom lembrar, Zelenski minimizou a possibilidade de uma guerra em seu país.
Em mensagem enviada à agência de notícias Reuters, Mikhailo Podoliak, conselheiro de Zelenski, disse que o anúncio do Kremlin é “absolutamente previsível” e também o associou às recentes derrotas de Moscou no conflito -nas últimas semanas, Moscou sofreu derrotas importantes na Ucrânia e perdeu a região de Kharkiv.

“A guerra claramente não está indo de acordo com o cenário da Rússia e, portanto, exigiu que Putin tomasse decisões extremamente impopulares para mobilizar e restringir severamente os direitos das pessoas”, afirmou.

Seja como for, o anúncio do Kremlin causou palavras de indignação e ações de alerta no Ocidente. Até a publicação deste texto, as palavras mais duras ficaram por conta do papa Francisco, que chamou de loucura a possibilidade do uso de armas nucleares na guerra.

Em discurso à Assembleia-Geral da ONU, o presidente dos EUA, Joe Biden, adotou tom incisivo e crítico à Rússia. O americano disse que Moscou rompeu princípios da Carta das Nações Unidas e tentou apagar do mapa um Estado soberano.

No outro eixo geopolítico, a China pediu um cessar-fogo no conflito e diálogo entre Moscou e Kiev. Na semana passada, o líder chinês Xi Jinping se encontrou com Putin no Uzbequistão, em um evento da Organização de Cooperação de Xangai. Xi tem evitado apoiar abertamente a Rússia na guerra, embora faça críticas frequentes ao Ocidente.

Além do conselheiro do presidente ucraniano, de Biden e do papa, líderes e figuras relevantes da diplomacia internacional manifestaram preocupação e reagiram aos arroubos expansionistas de Vladimir Putin.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reino Unido limitará proteção aos refugiados, anuncia governo

O governo britânico anunciou que vai reduzir a proteção oferecida aos refugiados. De acordo com o Ministério do Interior, eles serão "obrigados a...

Milhares de pessoas marcham no México contra Sheinbaum

Neste sábado, 15 de novembro de 2025, milhares de pessoas saíram às ruas da Cidade do México para protestar contra a violência e...

Ucrânia diz que atacou refinaria de petróleo russa perto de Moscou

Neste sábado, 15 de novembro, a Ucrânia confirmou que lançou um ataque contra uma refinaria de petróleo na região de Ryazan, próxima a...