Ex-ministra sobre Guedes e a fome: ‘Negar não mudará a realidade’

Publicado:

A ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello (PT), criticou o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o governo Jair Bolsonaro (PL), por negar a realidade da fome entre os brasileiros. Nessa quarta-feira (21/9), Guedes questionou dados sobre a insegurança alimentar no país ao afirmar que é impossível que o Brasil tenha 33 milhões de pessoas passando fome. 
Em redes sociais, a ex-ministra disse que negar a realidade da fome no país não irá mudar a realidade e que colocar um “antolho”, em referência ao acessório usado em animais para limitar a visão, não evitará que “se deparem nas ruas com a tragédia social”. 
“Guedes coordena o IBGE. Seria útil ter oferecido à sociedade e ao governo bases científicas que permitissem construir políticas públicas para enfrentar a fome e a Insegurança Alimentar. Não fez. Por isso a Rede Penssan foi a campo. Não cabe ao governo dar pitacos”, criticou Campello. 
 
 
Para ela, Guedes deveria ter ajudado a impedir o crescimento da fome no Brasil. Mas afirma que, em quatro anos, o ministro não aprendeu nada, só restando o “negacionismo”. 
  • Leia: Bolsonaro: ‘Não existe fome pra valer no Brasil’ 
“Deveria ter cumprido seu papel, e frente ao crescimento da tragédia social, ter orientado o IBGE a ir a campo com a aplicação da EBIA (Escala Brasileira de Insegurança Alimentar). A última foi feita em 2017. Ao contrário, vem sucateando o IBGE”, disparou.
  • Leia: Lula cita capa do Estado de Minas para ilustrar problema da fome no Brasil 
“Em 4 anos não aprenderam nada, só resta o negacionismo. Destruíram a estratégia brasileira de enfrentamento à fome e pobreza e construíram um programa mal desenhado. Por isso a fome está de volta. Com Lula vamos tirar o Brasil, novamente, do MAPA da FOME e reconstruir o país”, finalizou.
 
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Virginia fala sobre saudade de Vini Jr.: “Longe um do outro”

A influenciadora Virginia Fonseca, atualmente no Brasil, compartilha sua saudade do namorado Vini Jr., que está em Madrid. Durante sua participação na maratona...

Motoristas são autuados em blitz de fim de ano. Entenda a operação

Neste sábado, 8 de novembro, onze motoristas foram autuados em uma...

Rio sob investigação: o que vem após as 121 mortes na megaoperação

A megaoperação deflagrada contra o Comando Vermelho no dia 28 de outubro se tornou a mais letal da história do Rio de Janeiro....