Advogado lança livro em BH sobre acordos de colaboração premiada

Publicado:

O advogado Dimas Fagundes Reis lançará, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (22/9), o livro intitulado ???A Rescisão do Acordo de Colaboração Premiada a Partir do Sistema de Garantias Constitucionais???. O evento acontece a partir das 19h, na Casa do Porto. 

 

O autor ??? filho do ex-promotor de Justiça e ex-diretor jurídico da Light, o também advogado Fernando Fagundes ??? já havia apresentado sua obra em 23 de agosto, em Brasília. 

 

A obra é resultado da pesquisa desenvolvida por Dimas no curso de mestrado em direito constitucional, realizado no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP/DF). 

 

O advogado aponta que são tímidas as previsões legislativas sobre a rescisão do acordo de colaboração premiada, em especial de suas hipóteses, procedimento e efeitos. Logo, o cenário gera dúvidas na aplicação do instituto e, principalmente, abre brecha para soluções consensuais à margem da ordem constitucional. 

 

Dimas destaca que, em decorrência disso, como exemplo, ???verificam-se a estipulação de hipóteses recisórias genéricas; as ausências de critérios constitucionais que embasem a rescisão e do devido controle judicial que assegure o contraditório na aferição da rescisão???. 

 

???O livro busca fazer um diagnóstico das lacunas normativas existentes sobre o tema, de modo a apontar os tensionamentos gerados com as garantias constitucionais aplicáveis ao processo penal e apresentar soluções, incluindo a elaboração de uma proposta legislativa para o preenchimento desses vazios, a partir de uma interpretação dos princípios da presunção de inocência, do contraditório e da inafastabilidade da tutela jurisdicional???, explica o autor. 

 

O lançamento ocorre nesta quinta-feira (22/9) na Casa do Porto, situada à Rua Bernardo Mascarenhas, 45, Bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte – Minas Gerais, a partir das 19h. 

 

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia