Calleri desencanta, São Paulo vence o Ceará e respira no Brasileirão

Publicado:

O São Paulo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Visitando o Ceará neste domingo, no Castelão, pela 27ª rodada do torneio, o time comandado por Rogério Ceni se impôs desde os primeiros minutos e conseguiu sair de campo com o importantíssimo triunfo por 2 a 0, graças aos gols de Calleri, que acabou com um jejum de oito jogos sem balançar as redes, e Nahuel Bustos.

Essa foi a primeira vitória do São Paulo nas últimas cinco partidas pelo Campeonato Brasileiro. Em um confronto direto na luta contra o rebaixamento, o Tricolor teve vantagem numérica por mais da metade do jogo, já que Luiz Otávio foi expulso na reta final do primeiro tempo, após falta em Calleri, e Zé Roberto, que substituiu Jô, também recebeu cartão vermelho por ter atingido Diego Costa sem a bola nos minutos finais da etapa complementar.
Com o resultado, o São Paulo foi a 34 pontos e ampliou sua distância para os últimos colocados na tabela, ganhando mais tranquilidade para as últimas semanas antes da tão esperada final da Copa Sul-Americana, que acontece no dia 1 de outubro, em Córdoba, na Argentina, contra o Independiente Del Valle, do Equador. Antes disso, o Tricolor recebe o Avaí no próximo domingo, no Morumbi, pelo Brasileiro.

O jogo

A primeira boa chance de gol do jogo foi do Ceará. Aos oito minutos, Felipe Alves falhou ao repor a bola com os pés, entregando-a para Lima, que bateu de primeira na tentativa de aproveitar o fato de o rival estar fora de sua meta, mas não acertou o alvo. Três minutos depois, foi a vez de o São Paulo assustar em chute de fora da área de Pablo Maia.
Daí em diante só deu São Paulo. Aos 22 minutos, Calleri, cara a cara com o goleiro, chutou em cima do rival. Mas, no rebote, Patrick cruzou na medida para o atacante argentino cabecear certeiro e abrir o placar no Castelão, encerrando um jejum de oito jogos sem balançar as redes.
O São Paulo só não ampliou aos 34 minutos por um detalhe. Pablo Maia lançou para Calleri, que invadiu a área, mas foi derrubado por Luiz Otávio. O árbitro não hesitou em marcar pênalti, mas, após revisão do VAR, foi marcada falta fora da área, o que acabou gerando, por consequência, a expulsão do zagueiro do Ceará.
Na cobrança de falta, Luciano rolou para Pablo Maia, que bateu forte, exigindo boa defesa de João Ricardo. O segundo gol não veio, mas o São Paulo passou a ter vantagem de jogar com um homem a mais em campo por mais da metade do jogo.

Segundo tempo

O São Paulo voltou para o segundo tempo com três mudanças: Igor Vinícius, Galoppo e Bustos nas vagas de Rafinha, Nestor e Luciano. E logo aos nove minutos um deles quase ampliou o placar. Após cobrança de escanteio, Galoppo subiu mais alto que a defesa do Ceará e cabeceou como manda o manual do artilheiro, para baixo, mas a bola quicou no gramado, bateu no travessão e não entrou.
O Ceará, mesmo com um a menos, tentava ao menos arrancar o empate e aos 16 minutos quase conseguiu. Jô puxou o contra-ataque e abriu na esquerda para Mendoza, que cruzou na medida para Vina, dentro da área, pegar de primeira, mandando muito próximo à trave de Felipe Alves.
A pressão do São Paulo não cessou, e João Ricardo teve de trabalhar em chutes de fora da área, primeiro de Galoppo, no cantinho, depois de Pablo Maia, buscando o ângulo. Em ambos os casos, o goleiro do Ceará conseguiu espalmar para escanteio.
Nos minutos finais, o Ceará foi com tudo para o ataque para evitar a derrota no Castelão cheio, mas o São Paulo se manteve bem postado na defesa para frear o ímpeto dos rivais. Zé Roberto, por ter atingido Diego Costa sem a bola, ainda foi expulso pelo árbitro, deixando o Vozão com 9 em campo.
Nos acréscimos, o São Paulo ainda teve tempo de, enfim, ampliar após Marcos Guilherme acionar Igor Gomes no segundo pau e o meia ajeitar para Bustos completar de primeira, marcar seu primeiro gol com a camisa do São Paulo e sacramentar a vitória tricolor em Fortaleza.

FICHA T??CNICA


CEARÁ 0 X 2 S??O PAULO

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 18 de setembro de 2022, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (FIFA-BA) e Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA-DF)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Gols: Calleri, aos 22 do 1ºT, e Bustos, aos 47 do 2ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: João Ricardo, Jô, Lacerda, Nino Paraíba (Ceará); Nestor, Luciano (São Paulo)
Cartão vermelho: Luiz Otávio, Zé Roberto (Ceará)
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba (Diego), Messias, Gabriel Lacerda (Luiz Otávio), Victor Luis; Richardson (Lacerda) e Richard Coelho; Lima, Vina (Guilherme Castilho), Mendoza; Jô (zé Roberto)
Técnico: Lucho González.
S??O PAULO: Felipe Alves; Rafinha (Igor Vinícius), Diego Costa, Léo e Welington; Pablo Maia, Nestor (Galoppo), Alisson (Marcos Guilherme) e Patrick (Igor Gomes); Luciano (Bustos) e Calleri.
Técnico: Rogério Ceni.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jequié recebe dois jogos seguidos pela Copa do Brasil pela primeira vez na história

Pela primeira vez em sua história, a cidade de Jequié participa da Copa do Brasil,  e em dose dupla. Esta semana, dois jogos decisivos...

Olheiros do Esporte Clube Bahia estarão em Prado nesse final de semana observando atletas da região

Os olheiros do Esporte Clube Bahia vão realizar avaliações para categorias de base em Prado, observando o potencial dos atletas participantes. a chamada peneira acontecerá...

Jogadores profissionais do Sport Recife homenageiam jogadores da base no dia das crianças

O dia das crianças foi comemorado com uma homenagem de renomados jogadores profissionais do Sport Recife num evento inspirador para jovens que acreditam na...