Cliente considerada PCD aponta ‘rispidez e descaso’ em pub de BH

Publicado:

O atendimento de um pub em Belo Horizonte gerou questionamentos nas redes sociais neste domingo (4/9). Segundo Iane Chaves, houve “rispidez e descaso” por parte do Underground Black Pub, situado no Bairro Dom Cabral, na Região Noroeste da capital mineira. A cliente, diagnosticada com distrofia facio escápulo umeral (DFEU), esteve no local na noite desse sábado (3) e, segundo ela, teve problemas ao pedir uma cadeira para se sentar.
Iane estava no local para celebrar o aniversário de uma amiga. “Cheguei ao local cedo, era pouco mais das 20h, e a casa ainda estava vazia, mas já não tinha nenhuma cadeira disponível. Falei gentilmente com a atendente se era possível conseguir uma cadeira para mim, assim como eu fiz nos outros poucos lugares em que eu fui e em todos eles eu consegui um lugar para sentar. Apesar de eu não ser cadeirante, eu não consigo ficar em pé por muito tempo”, diz, em publicação no Instagram.
“Surpreendentemente, eu fui tratada com muita rispidez e descaso, falando que as cadeiras disponíveis já estavam no salão, que não podia fazer nada para me ajudar, e se eu quisesse me sentar que eu fosse para um local isolado em outro ambiente longe de onde os meus amigos estavam”, também afirma.
Iane, classificada como pessoa com deficiência (PCD), disse também que ouviu: “Aqui não é o seu lugar, fique em casa. Não venha me dar trabalho”. “Deixou claro que o público PCD não é bem-vindo lá, até porque não tem nenhuma acessibilidade, o banheiro feminino tem escadas”, diz.
 
Leia mais: Depois de MG, polícia investiga dois casos de intoxicação de cães em Goiás 
Ela conclui: “O que me chateou muito nessa história toda não foi o fato de não ter a cadeira, eu iria embora, mas foi o descaso, a falta de empatia de duas mulheres que não quiseram sequer saber como é difícil para um PCD sair de casa, não só pelo físico mas também pelo emocional, não quiseram saber de todo o esforço que a gente faz para sermos incluídos”.
A reportagem do Estado de Minas tentou contato telefônico com o pub a partir de informações disponibilizadas no Instagram do estabelecimento, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para manifestações do Underground Black Pub.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia