Aos gritos de protesto, como “saúde em luto”, ???sem enfermagem não tem saúde???, ???queremos nosso piso??? e ???assina, prefeita???, centenas de profissionais de enfermagem de Uberaba, no Triângulo Mineiro, ligados à rede pública da cidade e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aderiram hoje (21/9) à paralisação nacional da categoria.
Além da reivindicação do piso da categoria aos enfermeiros, segundo informações divulgadas por representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), outros trabalhadores do Ebserh, como médicos, assistentes sociais e do setor administrativo, entre outras áreas, exigiram a reposição salarial, prevista na Constituição.
No começo da manhã, os enfermeiros se reuniram em frente ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), de responsabilidade do Ebserh. Depois, foram até a Secretaria de Saúde de Uberaba. No fim da tarde, estiveram na praça Rui Barbosa. ?? noite, participariam de reunião na Câmara Municipal.
Aderiram à paralisação os enfermeiros das unidades básicas de saúde, do HC-UFTM e das duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da cidade. Em contrapartida, profissionais do Hospital Regional de Uberaba e de hospitais particulares não se juntaram à manifestação.
???Eu participei da manifestação na parte da manhã, mas na parte da tarde, como não podemos parar 100%, vim para a UPA cumprir meu plantão???, comentou a enfermeira Kassia Paranhos.
Ela lembrou que em recente reunião com os vereadores, a prefeita de Uberaba Elisa Araújo prometeu à categoria que vai pagar o piso salarial, independentemente da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de barrar ou não a lei que fixa o piso. ???Mas por enquanto é a palavra dela; não tem nada assinado e certo. Então mesmo assim a paralisação em Uberaba vai continuar”, disse.
“Importante lembrar que nos hospitais onde há pronto atendimento não pode parar totalmente, sendo que estão atendendo com cerca de 50% do quadro de funcionários de cada turno???, acrescentou a enfermeira.
Uma liminar foi assinada pela ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, que determinou que 60% do efetivo deve continuar trabalhando no setor de assistência médica de unidades de pronto atendimento.
A Prefeitura de Uberaba e o Ebserh se manifestaram sobre as manifestações.
Confira as notas na íntegra:
Prefeitura de Uberaba
“A Diretoria de Atenção à Saúde, da Secretaria de Saúde, informa ter registrado impacto no atendimento público, em função do movimento da enfermagem nesta quarta. No entanto, todas as 35 unidades de saúde permaneceram abertas para atendimento, nos horários de expediente. O maior impacto deu-se nas salas de vacinação, com 10 delas fechadas nesta data.”
Ebserh
“A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) informa aos empregados que a relatora do dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, determinou o percentual mínimo de manutenção de trabalhadores, em seus respectivos locais de trabalho, na base de 50% em cada área administrativa e de 60% para cada área médica e assistencial, sob pena de multa diária de R$ 50.000,00, em caso de descumprimento.
?? importante acrescentar que, com o início das manifestações, fica ainda mais clara a vontade dos empregados, semelhante à da Ebserh, em uma resolução rápida para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Diante do impasse nas negociações, a Ebserh peticionou no dia 10 de agosto, no próprio TST, pedido para análise dos ACT???s em curso, requerendo o julgamento imediato do dissídio coletivo, inclusive quanto aos ACTs em aberto.
O próprio TST sinalizou, em decisão proferida nessa terça-feira (20), que o processo já está se encaminhando para julgamento do mérito. Para que isso ocorra, basta que as entidades sindicais peticionem nos autos do dissídio coletivo concordando com o julgamento imediato pelo TST, inclusive com relação às cláusulas sociais e econômicas do ACT.”
O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.
O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha. Cerca de dez casas, localizadas no
Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Comentários Facebook