Sem citar nomes, FHC pede que eleitores votem ‘pró-democracia’

Publicado:

Collage Maker 22 Sep 2022 12.08 PM

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) divulgou nesta quinta-feira (22) uma nota em que pede que os eleitores optem por candidatos que têm compromisso com a democracia, a ciência e a preservação do meio ambiente. FHC não citou nomes.

Apesar de não falar em nenhum candidato, as pautas citadas sugerem uma oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem FHC já criticou em outras ocasiões.

FHC, que está com 91 anos, diz na mensagem que não tem energia para participar das eleições, mesmo sem problemas de saúde. 

O PSDB, partido dele, apoia formalmente Simone Tebet (MDB). O ex-presidente FHC afirmou durante as prévias dos tucanos que vai votar em Lula em um eventual segundo turno entre o petista e Bolsonaro. 

Ainda no ano passado, em entrevista ao site Poder360, ele dizia que optaria por Lula. ???Se houver Lula contra Bolsonaro, a polarização fica feia. Se isso ocorrer, vou ficar ao lado do Lula, fazer o quê? O que o Lula diz não é propriamente o que ele faz. Lula sempre foi uma pessoa de negociação???. 

Veja a nota: 

Como é do conhecimento público, tenho idade avançada e, embora não apresente nenhum problema grave de saúde, já não tenho mais energia para participar ativamente do debate político pré-eleitoral.

Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional.

Fernando Henrique Cardoso
Ex-presidente da República

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarcísio anuncia auxílio moradia para vítimas de incêndio em Santos

Em um gesto decisivo diante da tragédia, o governo de São Paulo anunciou um robusto auxílio moradia para as vítimas do devastador incêndio...

Lição de Trump (por Cristovam Buarque)

Seis décadas se passaram desde que os presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson orientaram os militares brasileiros a derrubar João Goulart,...

O mal está feito (por André Gustavo Stumpf)

O dia amanheceu mais sombrio para o Brasil, que agora enfrenta uma crise sem precedentes nas relações com os Estados Unidos. O presidente...