Ministro da Rússia nega privilégios e atletas serão chamados para guerra na Ucrânia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministro de Esportes da Rússia, Oleg Matytsin, declarou que não haverá privilégios para atletas caso haja novas convocações de reservistas para a guerra na Ucrânia. A declaração veio após o presidente russo Vladimir Putin anunciar a mobilização parcial de tropas no combate contra os ucranianos.

 

“O esporte não pode ser destacado como uma comunidade refinada separada que deveria desfrutar de algum tipo de privilégios exclusivos”, afirmou o ministro. “Foi anunciado muitas vezes no início de uma operação militar especial, eles (os atletas) apoiaram o presidente e expressaram uma opinião absolutamente inequívoca de que o esporte é uma única família. Todos os problemas, dificuldades e tarefas que o Estado está resolvendo agora, o esporte resolverá junto com todos. Não haverá e não deve haver nenhuma exclusividade”, completou.

 

De acordo com informações da imprensa internacional, o patinador artístico Dmitri Aliev, medalha de ouro no europeu, e o ex-jogador de futebol Diniyar Bilyaletdinov estão na lista de convocados do exército russo. Além deles, outros dois esportistas de snowboard e quatro integrantes do ciclismo, sendo três atletas e um treinador, também foram chamados para reforçar o país na guerra.

 

“Entendemos que atletas e treinadores são um “poço de ouro”, principalmente aqueles que estão se preparando para os Jogos Olímpicos, integrantes de seleções nacionais. Certas medidas de proteção para certas categorias possivelmente serão adiadas enquanto estamos em diálogo com o governo. Espero que o sistema esportivo continue a se desenvolver ativamente, apesar da situação”, disse Oleg.

 

A guerra entre Rússia e Ucrânia começou na madrugada, no Brasil, do dia 24 de fevereiro. O exército russo invadiu a região norte de Kiev, capital ucraniana, a partir de Belarus com ataque a míssil contra alvos militares e movimentações de tanques.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jogos de Inverno: como funciona o esqui alpino, modalidade disputada por Lucas Pinheiro

Meta description: Brasil no esqui alpino, história de participação em Mundiais e Olimpíadas, com as quatro disciplinas DH, SG, GS e SL. Entenda...

Histórico! Lucas Pinheiro conquista primeira medalha da história do Brasil nos Jogos Olímpicos

O Brasil fez história nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026. Lucas Pinheiro Braathen garantiu a primeira medalha brasileira na história das...

Lucas Pinheiro conquista primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen abriu uma página histórica para o Brasil ao conquistar o primeiro ouro nos Jogos de Inverno Milano-Cortina 2026, vencendo a...