MP investiga Dia das Crianças em Uberaba que teve exposição de armas

Publicado:

Renato Manfrim – Especial para o EM 

 

Após evento do Dia das Crianças, da Prefeitura de Uberaba, em praça pública, permitir que elas se aproximassem e tocassem em armas e bombas, a promotora de Justiça Ana Catharina Machado Normanton, da Vara da Infância e Juventude de Uberaba, declarou que o fato será apurado.
 
O evento intitulado Tempo de Brincar, que aconteceu na manhã de ontem (12/10) na Praça da Mogiana, contou, além de atrações como cama elástica, corrida de saco, entre outras brincadeiras, também com tendas do Exército Brasileiro e polícias Militar, Civil e Federal, que mostraram variedade em armas de grosso calibre.
 
???Diante das denúncias recebidas, o MP já está apurando para saber quais riscos as crianças foram expostas em razão do evento???, adiantou a promotora.
 
Segundo informações do artigo 242 do ECA, é crime vender, fornecer ainda que, gratuitamente, ou entregar, de qualquer forma, para criança ou adolescente arma, munição ou explosivo, sob risco de pena de reclusão de três a seis anos.
 
Representação judicial
 
Umas das denúncias recebidas pelo MP é a representação judicial do deputado federal Rogério Correia (PT) contra a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade).

Segundo documento, a exposição de armas vai contra a Constituição Federal, contradiz os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também vai contra protocolo da Organização das Nações Unidas (ONU), que foi assinado pelo Brasil.  
 
Além disso, o documento reivindica a abertura de procedimento investigatório criminal com vistas a apurar as condutas praticadas e, ao final, propõe ação penal cabível.
 
???Não bastasse a simples exposição ??? por si só já absolutamente dissociada da temática do evento -, houve ainda palestras e orientações às crianças presentes, com instrução sobre táticas militares, manuseio de arma de fogo e até mesmo procedimentos para desarme de artefatos explosivos, como demonstram os vídeos em anexo???, diz outro trecho da representação.
 
O Estado de Minas solicitou um posicionamento da Prefeitura de Uberaba com relação ao início das investigações do MP, mas não obteve resposta.
 
Reportagem em atualização.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O ex-presidente latino preso, o filósofo famoso e o criminoso sexual

Recentemente, uma notícia surpreendente circulou sobre um criminoso sexual norte-americano, já falecido, que supostamente teve contato telefônico com um ex-presidente latino-americano de esquerda...

PT e PL negociam solução para um dos impasse no PL Antifacção

Líderes do PT e do PL na Câmara dos Deputados estão em diálogo para resolver um dos principais pontos de divergência sobre o...

Caetano e Bethânia são indicados ao Grammy 2026 com disco ao vivo

O reencontro de Caetano Veloso e Maria Bethânia não apenas atravessou o tempo, mas agora também está sendo reconhecido no cenário internacional. O...