Saúde monitora doenças cardiovasculares após tratamento de câncer

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Marcelo Queiroga afirmou, durante o lançamento da campanha Outubro Rosa no Congresso Nacional, na última segunda-feira (10/10), que o Ministério da Saúde passou a monitorar os tratamentos contra o câncer de mama para avaliar seu impacto no desenvolvimento de problemas cardiovasculares em pacientes.

???As mulheres que se recuperam de câncer de mama, por exemplo, a causa mais frequente de óbitos são as doenças cardiovasculares em face da cardiotoxicidade dos tratamentos???, disse o ministro.

O monitoramento se faz necessário porque, apesar de necessários e eficazes na luta contra o câncer, tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia podem causar a morte de células do coração. Ou seja: pode haver mudanças no órgão, provocando efeitos colaterais como insuficiência cardíaca, arritmias e infartos.

Queiroga anunciou ainda que a pasta investirá na capacitação dos profissionais de saúde, através de um curso de pós-graduação ofertado em parceria entre a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Instituto Nacional do Câncer e o Instituto Nacional de Cardiologia.

Outubro Rosa A cerimônia de lançamento da campanha, que celebra anualmente a luta do Legislativo contra o câncer de mama, reuniu representantes de instituições ligadas ao combate à doença. Prédios públicos recebem iluminação rosa até o final do mês para promover a conscientização sobre a doença.

Segundo Queiroga, o Brasil tem uma das maiores políticas públicas de enfrentamento do câncer de mama no mundo. Ele disse que o governo tem encarado o combate ao câncer de mama como prioridade e defendeu o fortalecimento do Sistema ??nico de Saúde (SUS). Queiroga ainda lembrou que a Constituição garante a saúde como um direito fundamental.

???Temos que cuidar para aumentar o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento cirúrgico???, afirmou o ministro.

No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum, depois do câncer de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Também é o que causa mais mortes entre as mulheres.

Para 2022, o INCA estima a ocorrência de 66 mil novos casos. O câncer de mama também pode atingir homens, situação que representa 1% dos casos.

Com informações da Agência Senado e do Ministério da Saúde.

O post Saúde monitora doenças cardiovasculares após tratamento de câncer apareceu primeiro em Metrópoles.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Mesmo em guerra, Israel anuncia missão de ajuda à Venezuela após terremotos

Resumo: Israel se prepara para enviar uma delegação de ajuda humanitária à Venezuela após os terremotos que devastaram parte do país, perto de...

Evangélicos visitam Memorial do Holocausto no Rio de Janeiro

Resumo: Um grupo da Assembleia de Deus visitou o Memorial do Holocausto no Rio de Janeiro para conhecer a história preservada e refletir...

Radioterapia passa a integrar atendimento do Hospital do Oeste e amplia assistência oncológica na região

Oeste baiano ganha impulso no combate ao câncer com a inauguração do novo serviço de Radioterapia no Hospital do Oeste, em Barreiras, fruto...