Crianças de até 12 anos não devem beber café, alerta associação médica

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Apesar de muitos estudos comprovarem os benefícios da ingestão do café para a saúde, a Academia Americana de Pediatria (AAP) orientou que a bebida não deve ser consumida por crianças antes dos 12 anos de idade. Durante a adolescência, o consumo de café deve ser limitado a uma xícara. As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

Um estudo conduzido por pesquisadores do Boston Medical Center, dos Estados Unidos, mostra que doses regulares de cafeína para crianças são prejudiciais.

 

De acordo com os pesquisadores, os efeitos nocivos da substância observados em adultos são ainda mais impactantes em crianças. A explicação é que o café sobrecarrega o metabolismo de indivíduos em desenvolvimento por eles terem um peso corporal mais baixo.

 

Segundo os cientistas, o consumo de café por crianças pode gerar as seguintes consequências:

Aumento da frequência cardíaca (taquicardia);
Elevação da pressão arterial;
Sintomas de ansiedade;
Problemas para dormir;
Problemas gástricos;
Em doses altas, chega a ser tóxico.

 

Em artigo publicado no Journal of Human Lactation, a entidade médica cita um levantamento de 2005 da Associação Americana de Centros de Controle de Intoxicações que registrou mais de 4,6 mil relatos de problemas relacionados ao consumo de cafeína – sendo que 2,6 mil, envolviam pacientes menores de 19 anos.

 

“Preocupações adicionais em relação ao uso de cafeína em crianças incluem seus efeitos no desenvolvimento dos sistemas neurológico e cardiovascular e o risco de dependência física e vício. Por causa dos efeitos adversos potencialmente prejudiciais e efeitos de desenvolvimento da cafeína, a ingestão deve ser desencorajada para todas as crianças”, explicam os especialistas responsáveis pelo documento.

 

PREJUÍZOS
O café atrapalha ainda o desenvolvimento infantil ao atrapalhar os hábitos de sono de crianças e adolescentes. Os pequenos precisam de mais sono por terem o cérebro ainda em formação e, enquanto dormem, o corpo deles libera os hormônios do crescimento e de fortalecimento muscular. A excitação promovida pelo café atrapalha esse processo.

 

Os especialistas também alertam para o fato do café ser normalmente acompanhado de açúcar, o que aumenta o risco para diabetes tipo 2 e obesidade.

 

COMO CONSUMIR?
Devido aos riscos, a AAP orienta que apenas a partir dos 12 anos seja permitida a ingestão do café. Também sugere que, até os 18 anos, o consumo seja limitado a menos de uma xícara pequena por dia, o equivalente a 100 mg de café. Para adultos saudáveis, o indicado são 400 mg diários.

 

Os especialistas lembram que a cafeína não está presente somente no café. Refrigerantes, energéticos e isotônicos, que buscam oferecer uma dose extra de energia, também são nocivos a crianças e adolescentes.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Mãe perde guarda após uso da imagem da filha em conteúdo adulto

Guarda provisória foi concedida ao pai de uma criança em São Paulo após a Justiça apontar indícios de uso da imagem da filha...

Polícia Militar apreende “paredão” de som por perturbação de sossego em São Domingos

Polícia Militar da Bahia apreendeu um equipamento sonoro de grande porte, conhecido como paredão, durante a madrugada de sábado em São Domingos, na...

Por que as estrelas têm cores diferentes no céu noturno?

O céu noturno revela uma paleta de cores nas estrelas, do azul intenso ao vermelho suave, definida pela temperatura de cada astro e...