Debate na Globo: Lula e Bolsonaro discutem salário, corrupção e mentiras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Durante o primeiro bloco do último debate das eleições realizado nesta sexta-feira (28/10), na TV Globo, os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se acusaram mutuamente de mentirosos, citaram casos de corrupção um do outro, criticaram as medidas econômicas.

Logo no início, Bolsonaro afirmou que recebeu o “Brasil com sérios problemas éticos, morais e econômicos, em grande parte herdado do governo do PT” e que a campanha petista mentiu ao atribuir a ele a intenção de cortar o décimo terceiro salário, horas-extras e férias.

Lula afirmou que quem mente é o atual presidente e que “só nos programas de televisão nós conseguimos 60 direitos de resposta das mentiras que ele conta”.

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou o momento para declarar que, caso seja eleito, o novo salário-mínimo será de R$ 1.400. Ao que o petista respondeu “o salário mínimo dele hoje é menor do que quando ele entrou (…). agora é muito fácil chegar perto das eleições e prometer. Durante quatro anos, esse homem não concedeu 1% de aumento do salário mínimo”.

Corrupção também foi tratado durante a discussão, o presidente afirmou que os ministros do ex-presidente estão presos por corrupção. Já o adversário relembrou da relação próxima com o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), preso por atirar contra policiais federais, e da ida do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub aos Estados Unidos, sendo exonerado só quando estava no exterior.

“Você dizer que foi absolvido? Só se foi pelo Bonner. Acho que o Bonner vai ser indicado para um impossível governo seu para ser ministro do STF”, afirmou Bolsonaro ao responder a fala de Lula de que ele foi absolvido.

 

Debates na TV

Antes do debate da Globo, os candidatos à presidência da República se enfrentaram em 16 de outubro no programa organizado por TV Bandeirantes, TV Cultura, portal UOL e jornal Folha de S.Paulo. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, e o ex-presidente Lula (PT) tiveram uma hora e 40 minutos para discutir suas propostas.

Em 21 de outubro, Lula e Bolsonaro foram convidados pelo pool de veículos formado por CNN Brasil, SBT, Estadão/Rádio Eldorado, Terra, Veja e Novabrasil FM, mas apenas o presidente compareceu para uma entrevista de uma hora. A Coligação Brasil da Esperança, responsável pela campanha de Lula, alegou ???incompatibilidade de agendas???.

No dia 23, Bolsonaro concedeu nova entrevista, desta vez para a Rede Record TV. O objetivo da emissora era realizar um debate entre os dois candidatos que chegaram ao segundo turno, mas Lula não participou por causa de outros compromissos de campanha. Assim, o candidato à reeleição foi sabatinado por jornalistas durante uma hora.

O primeiro turno das eleições de 2022 foi realizado em 2 de outubro. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 48,43% dos votos válidos (57.259.504), enquanto Jair Bolsonaro (PL) terminou com 43,20% (51.072.345). Quem vencer no segundo turno, marcado para este domingo (30), tomará posse em 1º de janeiro de 2023.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juiz pede exoneração do TJSP após ser alvo de busca e apreensão

Meta descrição: Ex-magistrado Marcello Perino é exonrado do TJSP após investigações sobre favorecimento de parentes em falências e recuperações judiciais, evidenciando a chamada...

Prefeito de Cascavel abre processo após menina ser levada por engano por avô de outra aluna

Caso inusitado em Cascavel (PR) envolve a liberação de uma aluna de 4 anos por engano na Escola Municipal Artur Carlos Sartori. A...

Secretário diz que EUA veem Brasil como parceiro em minerais críticos

EUA veem Brasil como parceiro essencial em minerais críticos Os Estados Unidos veem o Brasil como um parceiro essencial em minerais críticos e estudam...