Bolsonaro encurtou a desvantagem, mas não conseguiu a virada

Publicado:

Ígor Passarini
 
 
A disputa do segundo turno das eleições entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), ontem, aconteceu estado a estado, com cada um vencendo em 13 unidades federativas. A diferença, a favor do atual presidente foi justamente no Distrito Federal. O candidato derrotado também venceu em quatro das cinco regiões do Brasil, mas não conseguiu impedir a vitória do petista, que repetiu a vitória em Minas Gerais e em todos os nove estados do Nordeste para ultrapassar a barreira dos 60 milhões de votos, ante os 58 milhões do adversário.
 
Na comparação com o primeiro turno, a única diferença por estado foi registrada no Amapá, na Região Norte, onde Lula ganhou no primeiro turno e Bolsonaro venceu no segundo. Já em Minas Gerais, os candidatos travaram a disputa mais acirrada, com apenas 0,4% de diferença a favor do futuro presidente, que inicia o novo mandato a partir de 1º de janeiro de 2023.
 
No Centro-Oeste, onde localizam-se o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Bolsonaro venceu com pelo menos 58,7% dos votos em cada unidade federativa, chegando a 65,08%. Já Lula foi escolhido por 34,92% e 41,29% dos eleitores da região. O atual presidente também repetiu o feito no Sul, onde ganhou no Paraná, Rio Grande e Santa Catarina. Neste último estado, a diferença foi de 69,27% a 30,73%.
 
As maiores diferenças na votação do segundo turno foram registradas em Roraima, no Norte, onde Bolsonaro recebeu 76,08% dos votos, e no Piauí, na Região Nordeste, no qual Lula foi o escolhido por 76,86% da população. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, com 34 milhões de votos, Bolsonaro venceu de novo, com mais de 10% de vantagem para o petista.
 
Bolsonaro cresceu, mas não virou
 
João Vítor Marques
Os 27 dias entre o primeiro e o segundo turnos das eleições presidenciais mostraram um avanço mais acelerado de Jair Bolsonaro (PL) em relação a Lula (PT), que, mesmo diante do cenário adverso, conseguiu se eleger. Derrotado, o atual presidente foi mais eficaz na busca por votos no Brasil e encurtou a desvantagem, mas não conseguiu a prometida virada.
 
Bolsonaro conseguiu 7,1 milhões de eleitores a mais que no primeiro turno. O crescimento de Lula foi mais tímido, com cerca de 3 milhões de votos. Os dados foram compilados pelo Estado de Minas às 22h08 de ontem (30/10), quando 99,99% das urnas haviam sido apuradas. Para o cálculo, levou-se em conta apenas a votação em cidades brasileiras.
 
A estratégia bolsonarista para o segundo turno rendeu frutos especialmente no Sudeste, onde o presidente teve 3,5 milhões de votos a mais do que na primeira parte da disputa ??? metade do que conseguiu em todo o país. São Paulo (1,9 milhão) e Minas Gerais (902 mil) foram os estados que apresentaram maior crescimento numérico do candidato.
 
Na prática, Bolsonaro aumentou o número de votos em todas as unidades federativas. Onde perdeu no primeiro turno, o presidente minimizou a derrota; onde ganhou, aumentou a vantagem em relação ao adversário. No Amapá, conseguiu a reviravolta e venceu Lula, após ficar atrás em 2 de outubro.
Por outro lado, Lula ??? que recebeu o apoio de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) ??? chegou a perder votos em quatro estados do Norte (Acre, Amapá, Amazonas e Roraima). Até mesmo no Nordeste, região onde ganhou nas nove unidades federativas, o presidente eleito viu Bolsonaro crescer mais.
 
Pesou a favor do petista a vantagem conquistada no primeiro turno. Apesar da aproximação de Bolsonaro, Lula se tornou o presidente eleito com a maior votação da história ??? mais de 60 milhões de votos. 
 
z  Em Minas Gerais
Lula
1º turno: 5.802.571 votos
2º turno: 6.190.960 votos
388.389 votos a mais
Bolsonaro
1º turno: 5.239.264 votos
2º turno: 6.141.310 votos
902.046 votos a mais 
 
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira a agenda de jogos do Brasileirão neste sábado (1º/11)

Neste sábado, dia 1º de novembro, começa a 31ª rodada do Brasileirão. O dia promete emoções com quatro partidas disputadas por equipes que...

Trump reforma banheiro da era Lincoln na Casa Branca e divulga imagens

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou imagens do banheiros Lincoln após uma reforma na Casa Branca, em sua rede social, Truth...

Van com 18 atletas de SP que praticam ginástica acrobática tomba no DF

Um acidente envolvendo uma van que transportava 18 atletas ocorreu na noite de sexta-feira (31/10), no Jardim Botânico, deixando alguns feridos. Os atletas...