Chuva em BH: Defesa Civil aponta forte risco geológico em duas regiões

Publicado:

As regiões Centro-Sul e Leste de Belo Horizonte estão em alerta para risco geológico ???forte???, informou a Defesa Civil na noite desta segunda-feira (24/10). Essa condição é apontada quando o volume de chuvas ultrapassa 70 milímetros no período de até 72 horas.

O alerta foi emitido após o temporal que atingiu a capital mineira na tarde de hoje. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as precipitações podem se estender até esta terça-feira (25/10), com direito a rajadas de vento de até 50Km/h. 
Ontem à noite, outro alerta já informava sobre a possibilidade de risco geológico moderado nas regiões Nordeste e Leste, até esta terça-feira. 

  • Chuvas: homem sofre traumatismo craniano após queda de árvore
Diante das condições adversas, as autoridades orientam que a população fique atenta aos sinais de risco de deslizamentos, como trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco e inclinação de poste ou árvores.  

  • Chuvas: bairros de BH e Região Metropolitana estão sem energia
Como forma de prevenção, a Defesa Civil recomenda a instalação de calha no telhado das casas e o conserto de vazamentos em reservatórios e caixas d’água. Jogar lixo ou entulho em encostas, despejar esgoto em barrancos e fazer queimadas são atitudes que aumentam o risco de desmoronamento de terra. 
 

Como receber alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos e deslizamentos de terra por SMS. Os interessados devem realizar o cadastro, gratuito, enviando uma mensagem de texto com o CEP da residência para o número 40199. Na sequência, o solicitante receberá uma notificação confirmando o cadastramento. 
 

Acumulado de chuvas em milímetros das 17h às 19h nesta segunda-feira:

 
  • Barreiro: 10,4
  • Centro Sul: 37,2
  • Leste: 24
  • Nordeste: 27,4
  • Noroeste: 3,2
  • Norte: 20,6
  • Oeste: 15,4
  • Pampulha: 8,2
  • Venda Nova: 3,8

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia