De acordo com o Inmet, a temperatura mínima na capital mineira manteve tendência de alta, marcando 19°C na madrugada. E deve se elevar a 30°C, com umidade relativa do ar ao redor de 85%, com grande possibilidade de pancadas de chuva na tarde e noite.
A semana segue a tendência de chuva, pelo menos até a quinta-feira (03/11), segundo o Inmet, quando as temperaturas devem despencar, chegando a mínima de 9°C e máxima de 14°C, com previsão de chuva todos os dias da semana em BH.
Outros 75 municípios do Sul de Minas Gerais estão sob alerta de perigo para tempestades, segundo o Inmet. Nesses locais, há previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora ou de 50 a 100 mm por dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A Defesa Civil de BH acompanha a previsão, com alerta para a ocorrência de pancadas de chuva (de 20 a 40 mm) com raios e rajadas de vento ocasionais, em torno de 50 km/h até 7h de segunda-feira (31/10).
O órgão de proteção social recomenda que sob chuva as pessoas redobrem a atenção. “Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva”.
A Defesa Civil também pede que não se atravesse ruas alagadas nem se deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos. “Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores. Tenha atenção especial para áreas de encostas e morros. Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199). Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d???água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil. Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos”, informa o órgão.
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Comentários Facebook