Lei busca combater desinformação em casos de epidemia em BH

Publicado:

Uma lei que estabelece medidas de transparência a serem seguidas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) durante situações de emergência ou estado de calamidade pública foi divulgada no Diário Oficial nessa sexta-feira (21/10).
 
Chamada de “BH de Olhos Abertos”, a Lei 11.421 foi proposta pela vereadora Marcela Trópia (Novo) em um dos períodos mais graves da pandemia do coronavírus, em abril de 2021. ???Por muitas vezes, a gente se sentia perdido, não tinha acesso a informações claras e atualizadas sobre a pandemia, o que acaba abrindo espaço para desinformação???, explica a vereadora.
 
Com a nova legislação, a prefeitura terá que criar um portal próprio para divulgar boletins epidemiológicos periódicos, quantidades de insumos hospitalares utilizados, lista de laboratórios autorizados a realizar testes, quantidade de testes adquiridos e realizados, quantidade de leitos de UTI utilizados e disponíveis, informações sobre vacinação, entre outros.
 
As medidas definidas pela lei não se restringem à COVID-19. ???Nós precisamos aprender com os erros cometidos na pandemia e nos preparar para próximas situações, melhorando também o trabalho da Prefeitura no controle de doenças que já enfrentamos, como a própria H1N1, com políticas públicas mais direcionadas e eficientes???, explica Marcela Trópia.
 
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia