Anvisa aprova venda em farmácias de Paxlovid, remédio da Pfizer contra Covid

Publicado:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (21) a venda do Paxlovid em farmácias do país.

 

Segundo o G1, p Paxlovid consiste em dois medicamentos antivirais em conjunto: o nirmatrelvir e o ritonavir que atuam em conjunto bloqueando uma enzima que o vírus da Covid-19 precisa para se replicar no corpo.

 

De acordo com a agência, o medicamento poderá ser fornecido tanto para farmácias como para hospitais particulares do país. Nas farmácias, é necessário uma prescrição médica (receita). O Paxlovid, porém, estará com bula e rotulagem em português de Portugal e em espanhol.

 

Ainda segundo a orientação da Anvisa, o remédio deverá ser utilizado somente por adultos e é indicado para o tratamento da Covid naquelas pessoas que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid grave.

 

Além disso, para que o tratamento seja efetivo, os dois comprimidos devem ser tomados juntos por via oral, duas vezes ao dia, durante 5 dias. A Anvisa afirma que aprovação da droga levou em consideração a venda do produto no mercado privado em outros países, com a aprovação de autoridades internacionais de referência, como Estados Unidos e Canadá.

 

A medida também considerou o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas subvariantes da Ômicron e o aumento de casos da doença no país. A diretora relatora da Anvisa, Meiruze Freitas, destacou porém que a vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a infecção pela doença assim como hospitalizações e mortes, mas lembrou que a venda do medicamento no mercado privado irá aumentar a facilidade de acesso ao tratamento contra a doença.

 

“O diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessário, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves”, disse.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Metanol: Entenda como é feita a análise de bebidas adulteradas

A análise de bebidas suspeitas de adulteração é um trabalho de longa data da Polícia Científica de São Paulo. As garrafas apreendidas passam...

Hungria pode ter se intoxicado em uma das casas interditadas em SP

O rapper Hungria está internado em um hospital em Brasília com suspeita de ingestão de metanol. Ele consumiu bebidas destiladas no último domingo...

Ministério da Saúde confirma 113 registros de intoxicação por metanol

Até as 16h desta sexta-feira, foram registrados 113 casos de intoxicação por metanol no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Este...