Alckmin será o coordenador da equipe de transição do governo Lula

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Logo Agência Brasil

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou hoje (1º) que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, escolheu o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, para coordenar a equipe de transição para o novo governo. De acordo com Hoffmann, até o momento, só estão confirmados na equipe, além de Alckmin, o ex-ministro Aloizio Mercadante e ela própria, presidente do PT. Outros nomes serão definidos a partir da próxima quinta-feira.ebcebc

“O Geraldo Alckmin é o vice-presidente da República e tem mais do que legitimidade e poder político e institucional para conduzir isso, então a decisão do presidente [Lula] foi nesse sentido”, disse, em entrevista coletiva. “Como o Mercadante foi coordenador de programa de governo e tem essa relação com os nossos programas, ele vai estar junto na equipe. E eu também vou estar junto na parte da política e na relação com os partidos”, disse Hoffmann.

Notícias relacionadas:

  • Lula conversa por telefone com Biden, Macron e Sánchez.

A presidente do PT ressaltou que todos partidos que participaram da frente ampla formada em torno da candidatura de Lula terão participação na equipe de transição. “Quero deixar claro isso, nessa comissão, a participação de todos os partidos que tiveram conosco nessa caminhada. Os partidos que estiveram na coligação, que fizeram a disputa eleitoral, vão participar também do processo de transição”.

Hoffmann ressalvou, no entanto, que a participação na equipe de transição não significa que os escolhidos serão, necessariamente, futuros titulares dos ministérios. “Importante também deixar bem claro para vocês que quem participa dessa comissão de transição não quer dizer que vai ser ministro ou ministra”, disse. “O presidente Lula não abriu essa discussão”, acrescentou.

Orçamento

A presidente do PT ainda enumerou os principais pontos em que a equipe de transição deverá se debruçar inicialmente. Segundo ela, a preocupação inicial está relacionada ao orçamento para 2023 e a situação fiscal do governo.

“Nós queremos que seja assegurado no orçamento de 2023 o contrato que nós fizemos nas eleições, aquilo que nós dissemos que iríamos realizar para o povo brasileiro. Nós queremos que o auxílio Brasil seja de R$ 600, que tenha reajuste do salário, essas questões nós vamos discutir. Mas mais do que isso nós também queremos ver como é que está a situação fiscal, porque a gente tem poucas informações sobre isso. A ideia é ter um quadro geral”.

Segundo a presidente do PT, o ministro Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, confirmou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, determinou o início do processo de transição de governo.  “Eu conversei ontem com o Chefe da Casa Civil, senador Ciro Nogueira. Ele me falou que está à disposição, que foi uma determinação do presidente [Jair Bolsonaro] de se instalar o processo de transição, que eu poderia passar a ele os nomes para eles fazerem as nomeações”, disse.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Cristiano Ronaldo brilha e Al-Nassr avança para final da Copa do Rei

O Al-Nassr garantiu sua vaga na final da Copa do Rei, nesta quarta-feira (1) com uma vitória por 3 a 1 sobre o Al-Khaleej. Cristiano Ronaldo foi o destaque da partida, marcando dois gols e liderando sua equipe rumo à decisão do torneio. O primeiro gol do jogo saiu dos pés do português que aproveitou

Corinthians vira sobre América-RN, vence por 2 a 1 e abre vantagem na Copa do Brasil

O América-RN recebeu nesta quarta-feira (1) o Corinthians pela terceira fase da Copa do Brasil e perdeu de 2 a 1, de virada. Assim como no final de semana, Wesley e Carlos Miguel foram decisivos na partida. Apesar do atacante não ter marcado o seu nesta quarta, ele iniciou as maiores jogadas do alvinegro, inclusive a

Borussia Dortmund vence PSG por 1 a 0 e sai na vantagem na semifinal da Champions League

Diante de cerca de 80 mil torcedores que lotaram o Signal Iduna Park, o Borussia Dortmund venceu, nesta quarta-feira (1), o Paris Saint-Germain por 1 a 0 no primeiro jogo da semifinal da Champions League. Fullkrug, autor do gol, foi o nome do jogo e teve a chance de marcar mais vezes para os alemães, mas parou