América e Atlético comentam oferta bilionária pela Liga; Cruzeiro se cala

Publicado:

Em contato com o Superesportes, América e Atlético comentaram a proposta bilionária recebida pela futura Liga do Brasileiro. De acordo com o Blog do Lauro Jardim, no jornal O Globo, o Mubadala Capital fez uma oferta de R$ 4,750 bilhões pela compra de 20% dos Campeonatos Brasileiros das Séries A e B, que receberão novos nomes.

Os valores foram oficializados aos clubes fundadores da Libra (Liga do Futebol Brasileiro): Botafogo, Flamengo, Vasco, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Guarani, Ponte Preta, Novorizontino e Ituano. Equipes que não fazem parte também devem ser comunicadas.
O América entende que “provavelmente” essa seja uma proposta para todos os clubes das Séries A e B, mas ainda não teve acesso ao modelo do que foi oferecido. O Coelho ressalta que outros times irão conversar com a Libra, só que precisa agendar uma data. “Não é uma coisa tão simples”, disse um dirigente do clube.
Por sua vez, o Atlético também demonstra muita cautela com o negócio. “Ainda não chegou nada. Eu vejo que só tem liga se ouvir um entendimento dos 40 clubes”, disse o presidente do Galo, Sérgio Coelho.
O Cruzeiro, por meio de sua assessoria de imprensa, optou por “não emitir comentários públicos sobre o tema”.

Reunião

Na Assembleia Geral da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), nessa segunda-feira (7/11), integrantes dos clubes definiram “período de exclusividade ao Mubadala Capital para a negociação e formalização da documentação definitiva relacionada ao investimento no veículo comercial da Libra que fará a distribuição e venda de direitos de transmissão e comerciais do campeonato”, diz a nota da entidade.
As propostas foram recebidas pelo Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual”) e pela Codajas Sports Kapital (“CSK”).  Se não houver impedimentos, o acerto deve ser realizado possivelmente ainda neste ano. “O comitê de Investimento, formado por integrantes da LIBRA, será agora responsável, juntamente com o BTG Pactual e a CSK, pela condução das negociações relacionadas aos contratos definitivos”.

Divergência

Ainda não entraram na Libra grandes clubes do futebol brasileiro, como América, Atlético, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Côrrea, Sport, Tombense e Vila Nova.
Como os direitos de transmissão estão vendidos para a TV Globo até 2024, a Libra entrará em vigor em 2025, já com uma nova negociação das cotas. A principal divergência entre os grupos é a divisão das receitas. Veja abaixo:

Libra

  • 40% do valor repartido de forma igualitária entre as equipes
  • 30% de acordo com sua performance nas Séries A ou B
  • 30% variáveis por engajamento e audiência.
  • 15% do valor arrecadado vai para a Série B

Grupo divergente

  • 50% igualitário
  • 25% performance
  • 25% comercial, com parâmetros objetivos e mensuráveis
  • Diferença de receita entre maior e menor clube tendo como alvo o limite de 1.6 ao longo do tempo (referência Premier League), com o teto de 3.5 a partir do primeiro ano;
  • Compromisso de que a Série B receba 20% dos recursos de venda de direitos de transmissão

Mubadala Capital

A Mubadala Capital é uma empresa aloca capital em uma variedade de ativos, setores e regiões para o benefício dos Emirados Árabes Unidos. O valor total dos ativos chega a US$ 284 bilhões, tendo realizado investimentos em mais de 50 países.
O negócio está ativo no Brasil desde 2011 e construiu um portfólio de ativos privados e públicos por meio da conclusão de uma série de transações, incluindo fusões e aquisições, reestruturações, entre outros. A empresa está sediada no Rio de Janeiro e é apoiada pelos escritórios da Mubadala Capital em Nova York e Abu Dhabi.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jequié recebe dois jogos seguidos pela Copa do Brasil pela primeira vez na história

Pela primeira vez em sua história, a cidade de Jequié participa da Copa do Brasil,  e em dose dupla. Esta semana, dois jogos decisivos...

Olheiros do Esporte Clube Bahia estarão em Prado nesse final de semana observando atletas da região

Os olheiros do Esporte Clube Bahia vão realizar avaliações para categorias de base em Prado, observando o potencial dos atletas participantes. a chamada peneira acontecerá...

Jogadores profissionais do Sport Recife homenageiam jogadores da base no dia das crianças

O dia das crianças foi comemorado com uma homenagem de renomados jogadores profissionais do Sport Recife num evento inspirador para jovens que acreditam na...