Em meio ao aumento recente do número de casos de COVID-19, o tradicional colégio Sagrado Coração de Jesus, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte, voltou a recomendar “fortemente” o uso de máscara aos seus alunos, nesta quinta-feira (17/11). A medida vale tanto para dentro, quanto para fora das imediações da escola.
Em mensagem enviada pela diretora educacional, Ana Amélia Fernandes, o colégio revela que registrou quatro casos de COVID dentro da comunidade escolar, sendo duas auxiliares da educação infantil, um aluno do ensino médio e um familiar de aluno. Segundo o comunicado, essas pessoas permanecerão afastadas pelo prazo recomendado ou até não apresentarem mais sintomas, seguindo os protocolos de segurança.
Caso o aluno apresente algum sintoma gripal, o colégio recomenda a realização de um teste de COVID e pede que os pais não encaminhem seus filhos para a escola, nesse caso. A nota finaliza reforçando a importância da vacinação e dos protocolos de higiene.
A medida segue a tendência de outras instituições de ensino, como a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), que voltou a recomendar o uso de máscaras em todos os seus prédios, na última sexta-feira (11/11).
No último boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (16/11) pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a capital mineira registrou 306 novos casos de COVID-19. Já em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), nessa quinta-feira (17/11) apontou 1.047 novos casos e duas mortes.
Sindicato espera por determinação de órgãos de saúde
O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe-MG) informou que está acompanhando as reportagens que registram o momento da nova onda de COVID e os indicadores da PBH e do Governo de Minas Gerais, recomendando que as orientações dos órgão de vigilância sanitária e de outras entidades de saúde sejam seguidas pelos colégios.
“Não vamos recomendar, nem ‘desrecomendar’ o uso da máscara. Acreditamos que os órgãos competentes que têm os números que devam fazer as recomendações. Nós, enquanto instituições de ensino, vamos seguir essas orientações”, explica o presidente do Sinepe-MG, Winder Almeida Souza.
Leia: Governo de Minas descarta recomendar obrigatoriedade de máscaras
Em conversa com o Estado de Minas, Winder afirmou que vê esse aumento de casos logo nos últimos meses do ano letivo como algo preocupante e que é preciso atenção com as famílias.
“Sabemos que nas escolas os alunos ficam mais próximos, em ambientes fechados, mas a socialização deles é importante. Eles tiveram um prejuízo muito grande com as escolas ficando fechadas em BH, muito tempo além de outros municípios. Vemos o momento com cautela, mas respaldados nos órgãos de saúde, que serão seguidos a risca”, completa.
Essa posição é seguida pelo Colégio Santa Dorotéia, localizado no bairro Sion. De acordo com a diretora Zuleica Ávila, que também é ex-presidente do Sinepe-MG, o uso de máscara na escola será opcional e só será obrigatório se for exigência de algum órgão de saúde.
O colégio ainda recomenda atenção nos casos de estudantes que apresentarem sintomas, mas as recomendações são as mesmas do período pandêmico, em especial com a higiene das mãos. O Santa Dorotéia informou que registrou alguns casos de COVID recentemente.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata
O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.
O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha. Cerca de dez casas, localizadas no
Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Comentários Facebook