A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) vem enfrentando uma crise em seus estoques de sangue. Em outubro, a situação foi classificada como crítica pela instituição. Para incentivar a doação de sangue entre seus estudantes e colaboradores, a Medicina FTC vai receber um posto de coleta em seu estacionamento nos dias 9 e 10 de outubro, das 8h às 17h.
A ação será realizada em parceria com o Hemoba e o Hospital Geral do Estado (HGE), para onde o sangue coletado deverá ser destinado. Na ocasião, também serão realizados os cadastros para doação de médula óssea.
Além do público interno da instituição de ensino, qualquer pessoa poderá doar sangue e se cadastrar para doar médula óssea. Basta ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento original com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhadas de seus responsáveis. É de extrema importância estar bem alimentado e hidratado no momento da doação e não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior.
Os participantes também vão poder se cadastrar como doadores de medula óssea. Por se tratar de um processo minuncioso, algumas condições são exigidas. Primeiro, é necessário ter entre 18 e 35 anos e estar gozando de boa saúde.
Durante a ação, o futuro doador deverá preencher um formulário e colher uma pequena amostra de sangue para testes. Os dados serão registrados em um sistema e, caso haja compatibilidade com algum paciente necessitando de transplante, o doador será acionado.
Comentários Facebook