Ciro Nogueira enaltece papel de Guedes na eleição de brasileiro para o BID

Publicado:

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI) disse, neste domingo (20/11), que a eleição do brasileiro Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) passa por uma articulação que teve a participação de Paulo Guedes, ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro (PL). Segundo Nogueira, Carlos França, ministro das Relações Exteriores, também ajudou a impulsionar a candidatura de Goldfajn.

“Pela primeira vez na história, o presidente do BID é brasileiro! Ilan Goldfajn foi eleito hoje para o comando do Banco. Parabéns ao novo presidente e também aos ministros Paulo Guedes e Carlos França pelo excelente trabalho de articulação para essa grande realização para o Brasil”, afirmou Nogueira, via Twitter. Goldfajn teve mais de 80% dos votos válidos na eleição interna do BID.

O banco é responsável por apoiar projetos de desenvolvimento nas Américas. Guedes, de fato, referendou a candidatura de Goldfajn, presidente do Banco Central sob a gestão de Michel Temer (MDB). No mês passado, o ministro da Economia conversou sobre o tema com lideranças internacionais. Ele aproveitou reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos, para defender a indicação do compatriota à chefia do BID.

O vencedor concorreu com outros quatro candidatos: a argentina Cecilia Todesca Bocco, secretária de Relações Econômicas Internacionais da chancelaria do país; o mexicano Gerardo Esquivel, um dos diretores do Banco Central do país; o chileno Nicolás Eyzaguirre, ex-ministro da Economia; e Gerard Johnson, de Trinidad e Tobago, ex-funcionário do BID.

Alckmin: Lula está disposto a dialogar com o BID

Parte do entorno do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, defendia a apresentação de outra candidatura. Mantega tentou, inclusive, o adiamento da eleição do BID – sem sucesso.

Por outro lado, houve interlocutores simpáticos a Lula que embarcaram na campanha pró-Goldfajn. Henrique Meirelles, outro ex-ministro da Fazenda, disse que a escolha do brasileiro é “vitória para o país”.

Hoje, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), parabenizou Goldfajn. “Pela primeira vez, o BID terá um brasileiro no seu comando. Parabenizo o novo presidente Ilan Goldfajn pela vitória e, em nome do presidente Lula, reforço a disposição do Brasil em estreitar os laços com o banco pelo desenvolvimento econômico e social da nossa região”, garantiu.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Renato Gaúcho dispara contra empresários: “Fluminense tem comando”

Após a derrota do Fluminense para o Cruzeiro, por 2 a 0, Renato Gaúcho não hesitou em se manifestar contra a cobrança de...

“Vamos supor que Trump queira anistia. É muito?”, desabafa Bolsonaro

Na última quinta-feira (17), durante uma conversa com jornalistas, Bolsonaro fez declarações que ecoam uma relação complexa com Donald Trump. Ao sugerir que...

Justiça afasta PMs da Rota envolvidos em morte de policial civil

Em uma decisão implacável, a juíza Isabel Begali Rodrigues, da 3ª Vara do Júri do Tribunal de Justiça de São Paulo, afastou cautelarmente...