Com os campeões definidos por antecipação – Max Verstappen assegurou seu segundo título, e a Red Bull venceu entre os construtores -, a Fórmula 1 chega à última etapa da temporada no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, neste domingo (20/11).
Com disputas acirradas pelas melhores colocações e muitas despedidas, o GP de Abu Dhabi será transmitido na TV e na internet por Band e F1TV
Os treinos livres são de exclusividade do Bandsports, e a classificação para a corrida pode ser assistida tanto na Band quanto no Bandsports.
Confira os horários do GP de Abu Dhabi 2022*
- Sexta-feira (18/11)
7h – Treino Livre 1 (Bandsports)
10h – Treino Livre 2 (Bandsports)
- Sábado (19/11)
7h30 – Treino Livre 3 (Bandsports)
11h – Classificação (Band e Bandsports)
- Domingo (20/11)
10h – Corrida (Band)
*Horários de Brasília
Campeonato de Pilotos
Com a vitória de Max Verstappen no GP do Japão, a Fórmula 1 conheceu antecipadamente o campeão da temporada de 2022. Neste fim de semana, os olhares estão todos voltados para a briga intensa pelo vice-campeonato.
Após complicações dentro da Reb Bull durante o GP de São Paulo e boas corridas da Ferrari 16, Sergio Pérez e Charles Leclerc chegam à última etapa do campeonato empatados. Ambos os pilotos somam 290 pontos, com o monegasco da Ferrari à frente pelos critérios de desempate.
Em quarto lugar, George Russell está a 25 pontos de Leclerc e ‘Checo’ Pérez e ainda possui chances matemáticas de conquistar o vice-campeonato. Para tal, o inglês precisará vencer em Abu Dhabi e torcer para que seus rivais não pontuem.
Campeonato de Construtores
Com 719 pontos, a Red Bull se sagrou campeã do Campeonato de Construtores no GP dos Estados Unidos. Após vencer em Austin, a equipe austríaca abriu vantagem suficiente para ser campeã de forma antecipada.
Chegou o momento de se definir o restante da classificação: com 524 pontos, a Ferrari está na vice-liderança, acompanhada de perto pela Mercedes, que fecha o pódio com 505. A 19 pontos da escuderia italiana, a equipe alemã ainda pode alcançar o vice-campeonato.
Despedidas
O circuito de Yas Marina não marcará apenas a última etapa do campeonato de 2022. Será também a despedida de pilotos marcantes da categoria, caso de Sebastian Vettel.
Após 15 anos, quatro títulos mundiais e 53 vitórias, o alemão dará adeus às pistas da Fórmula 1. Com passagens por quatro equipes diferentes (Toro Rosso, Red Bull, Ferrari e Aston Martin), Sebastian se despede da F1 como um dos maiores nomes da história da categoria.
Este fim de semana também marca a despedida de uma das figuras mais caricatas do paddock: o australiano Daniel Ricciardo. Após passagem marcante pela Red Bull e anos sombrios na McLaren, Ricciardo se despede da F1 contra sua vontade, após a equipe inglesa assinar com o jovem piloto Oscar Piastri.
Em Yas Marina, o australiano vai pôr fim, ou deixar de lado, a carreira de oito vitórias e 32 pódios, além de 12 temporadas de sorrisos na F1.
Outros pilotos que darão adeus à categoria neste fim de semana são o canadense Nicholas Latifi, que se despede da Williams após três anos como piloto titular, e o alemão Mick Schumacher, filho do heptacampeão Michael Schumacher – foi dispensado pela Haas após dois anos.
Brasil na pista
Na contramão das despedidas, haverá estreia na pista. O piloto brasileiro campeão da Fórmula 2, Felipe Drugovich, fará sua primeira sessão oficial com um F1, participando do primeiro treino livre de sexta-feira (18/11) pela Aston Martin. Além dele, Pietro Fittipaldi correrá no FP1 com a Haas.
Circuito de Yas Marina
Distância: 5.281 km
Número de voltas: 58
Recorde em corrida: 1min26s103 (Max Verstappen, Red Bull, 2021)
DRS – 2 zonas
Zona 1: detecção antes da curva 5 e ativação na reta oposta
Zona 2: detecção após a curva 7 (chicane) e ativação entre a 8 e 9
Pneus disponíveis: C3 (duro/branco), C4 (médio/amarelo) e C5 (macio/vermelho)
Próximas etapas da F1
20/11/2022 – GP de Abu Dhabi
Comentários Facebook