Terra de grande religiosidade e ricas tradições, Itapecerica, na Região Centro-Oeste de Minas, inaugura, neste domingo (27/11) um equipamento cultural pioneiro no estado. Com mais de 450 exemplares do país e exterior, abre as portas ao público o Museu Municipal do Presépio José Gomes Filho – “Zé Gominho”. Instalado no Centro Cultural do município localizado a 180 quilômetros de Belo Horizonte, o imóvel (antigo Colégio Imaculada Conceição) foi reformado, com as obras concluídas em julho.
Os presépios foram doados por Maria Teresinha Costa e Silva, nascida em Itapecerica e hoje residente na capital. “Tudo começou há dez anos, quando comprei, na Colômbia, um presépio bem pequeno, que fica dentro de uma caixinha de fósforo. A partir daí, vieram outros, de vários materiais, pois gosto muito de arrumar a casa para o Natal e o primeiro não realçava, ficava desaparecido na sala”, conta a professora aposentada.
Ao completar 80 anos e começar a praticar o desapego, conforme diz bem-humorada, Maria Teresinha recebeu “boa e sensível acolhida” do prefeito de Itapecerica, Wirley Reis, diante da proposta de doação. Satisfeita, pois as peças poderão ser vistas pelos conterrâneos e visitantes, ela conta algumas curiosidades: “Tem presépio até de chocolate!”. E não derreteu, não?, pergunta o repórter surpreso. “Até hoje, não…mudou de cor, mas está firme”, responde, citando outros, a exemplo de um minúsculo num palito (de dentes) e numa casa de ovo. “Nenhuma figura ultrapassa 15 centímetro de altura, embora os presépios sejam de vários tamanhos”, explica.
Leia mais: Mariana celebra reabertura da matriz do distrito de Cachoeira do Brumado
Coleção
O acervo a ser mantido pela Prefeitura de Itapecerica reúne presépios de vários estilos e materiais, entre eles metal, pedras semipreciosas, cerâmica, barro, resina, mármore, porcelana, vidro, palha, originários de várias partes do Brasil e do mundo.
De acordo com a prefeitura, há peças da Itália, Quirguistão, México, Colômbia, Bolívia, Peru e Panamá, além de vários presépios mineiros, catarinenses, gaúchos, pernambucanos e alguns de procedência desconhecida. Em Belo Horizonte, Maria Teresinha encontrou, e logo incorporou à coleção, uma sagrada família com São José, Menino Jesus e Nossa Senhora, negros, estando Maria de turbante; e outra bem diferente do casal: enquanto Maria descansa, São José está com o menino nos braços.
“Este verdadeiro tesouro é um presente que Itapecerica recebe das mãos da mecenas dona Teresinha, a quem externo a minha gratidão em nome de todo o povo da nossa terra. Valorizamos a cultura e o turismo, e, também no domingo,
iremos inaugurar a iluminação de Natal”, afirma o prefeito Wirley Reis. Vale destacar que o nome do museu, “José Gomes Filho – “Zé Gominho”, homenageia um antigo benzedor da cidade.
História
A palavra presépio vem do latim, cujo significado é “estábulo”, “curral”, “redil”. Em hebraico, significa a manjedoura dos animais. O primeiro cenário do nascimento de Jesus teria sido montado em 1223, por São Francisco de Assis, que usou animais vivos, numa gruta. A prática foi logo difundida por toda a Europa, principalmente pelas famílias nobres, e, a partir do século 15, chegou a um maior número de lares.
Serviço
Museu Municipal do Presépio José Gomes Filho – “Zé Gominho”, em Itapecerica, na Região Centro-Oeste de Minas
Local: Centro Cultural, que fica na Rua Juscelino Kubitscheck, s/nº, Centro
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h; e aos sábados e domingos, das 15h às 19h
O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.
O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha. Cerca de dez casas, localizadas no
Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Comentários Facebook