Rússia multa Wikipédia por textos sobre invasão da Ucrânia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um tribunal russo condenou, nesta terça-feira (1º), a enciclopédia online Wikipédia a pagar uma multa por dois textos sobre a ofensiva na Ucrânia.

Agências de notícias russas informaram que a Fundação Wikimedia terá de pagar uma multa de 2 milhões de rublos (cerca de R$ 170 mil) por não retirar esses artigos que continha, segundo a corte, informações falsas.

Os dois artigos tinham como título “Resistência não-violenta da população ucraniana no curso da invasão russa” e “Avaliações da invasão russa da Ucrânia em 2022”.

“Ninguém eliminará” as duas páginas em questão, e a decisão do tribunal será contestada na Justiça, declarou o diretor da Fundação Wikimedia, Vladimir Medeiko. A Wikipedia possui diversas páginas sobre a Guerra da Ucrânia, que ainda não foram alvo de ações da Rússia.

Trata-se da terceira multa imposta à Fundação na Rússia desde o início do conflito em fevereiro deste ano.

Redes como Facebook, Twitter e Instagram foram bloqueadas no país, e o Google foi condenado a pagar 360 milhões de euros por não excluir do YouTube conteúdos críticos à ofensiva.

Em 2015, a Wikipédia foi brevemente incluída na lista de sites que deveriam ser bloqueados, por um texto sobre o charas, uma variedade da cannabis. A lei russa proíbe a publicação online de informações sobre o uso de entorpecentes.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

O WhatsApp implementou uma mudança crucial em seu aplicativo de mensagens, atualizando os requisitos mínimos para garantir seu funcionamento e receber atualizações de segurança. Conforme relatado pelo site CanalTech, o WhatsApp deixou de oferecer suporte a 35 modelos de smartphones que executam versões mais antigas dos sistemas operacionais da Google e da Apple. Essa lista

Pesquisadores processam Meta para controlar o que veem nas rede sociais

(FOLHAPRESS) - Mais de 200 pesquisadores em direitos digitais acionaram a Justiça dos EUA para que a Meta, dona do Facebook, do Instagram, no Threads e do WhatsApp, não possa mais controlar o que os usuários veem em suas timelines. Hoje, essas plataformas decidem, sozinhas e por meio de algoritmos de inteligência artificial, quais publicações

Primeira expansão de ‘Starfield’ será lançada ainda este ano

Fãs de Starfield, preparem-se! A Bethesda, desenvolvedora do RPG espacial, anunciou que a primeira expansão do jogo, Shattered Space, será lançada no outono de 2024. A novidade veio diretamente do diretor Todd Howard em entrevista ao canal Kinda Funny Games no YouTube. Além da expansão, Howard também mencionou que a Bethesda está trabalhando em uma