Santa Casa anuncia reabertura de 50 leitos após incêndio de junho

Publicado:

Após quase cinco meses do incêndio na Santa Casa de Belo Horizonte – que deixou três mortos e 25 funcionários internados –, a unidade informou nesta sexta-feira (18/11) a reabertura oficial dos 50 leitos danificados pelo incidente em 27 de junho.
O tom da gestão do hospital é de celebração, e, para isso, um evento de reinauguração será realizado na próxima segunda-feira (21/11), às 16h, no Salão Nobre da instituição. 
Segundo a Santa Casa, a cerimônia terá a presença do provedor do hospital, Roberto Otto Augusto de Lima, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, bem como de diretores, conselheiros, empresas apoiadoras e outras autoridades. 
 
Além de entregar novamente os leitos para a sociedade, o objetivo do evento é dar um retorno sobre os recursos utilizados na reforma após o incêndio. 
 
Em setembro, a assessoria da unidade hospitalar disse que a desativação dos 50 leitos do CTI no 10º andar – local destruído pelas chamas – causou um forte impacto no Sistema Único de Saúde (SUS), já que a Santa Casa é o maior hospital filantrópico da rede no estado, além de realizar mais de 43 mil internações e mais de 11 mil cirurgias por ano.
 
Para tentar levantar todos os recursos necessários, a Santa Casa da capital mineira tentou levantar R$ 5,4 milhões por meio de doações. No entanto, a reforma começou no início de outubro, tendo atingido apenas 41% da meta.
 
“Sofremos um grande impacto com o incêndio, principalmente porque, com 50 leitos de terapia intensiva a menos, deixamos de atender pacientes de todo o estado de Minas Gerais. Ao mesmo tempo, fomos bastante resilientes e, já nos primeiros dias, começamos a trabalhar para que tudo voltasse ao normal o mais rápido possível. Por isso, queremos agradecer e celebrar essa vitória com quem fez parte dela”, destacou o provedor da Santa Casa, Roberto Otto. 
 

O incêndio

 
Em 27 de junho, três pessoas perderam a vida no incêndio que atingiu a Santa Casa: Cezar Freitas de Jesus, de 51 anos; Otávio Jordany Melo Rezende, de 23 anos; e uma vítima que não teve a identidade revelada pela Polícia Civil. Os corpos chegaram ao Instituto Médico Legal no dia seguinte e foram reconhecidos por familiares.
 
Havia 931 pacientes internados na Santa Casa quando as chamas se alastraram, sendo que 50 deles estavam no 10º andar – local atingido pelo fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram com uma pequena explosão em um dos equipamentos da unidade hospitalar. Além das mortes, 25 funcionários foram internados na ocasião. 
 
Nos últimos dez anos, outras duas vezes as chamas tomaram conta do prédio: 2012 e 2016. Apesar disso, esta foi a primeira vez em que houve vítimas.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia