Polícia prende dois homens que aplicavam ‘golpe do presente de aniversário’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Civil prendeu em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, dois homens, de 19 e 22 anos, acusados de associação criminosa e estelionato por aplicarem o “Golpe do Aniversário”. A dupla descobria a data de nascimento das vítimas e se passava por entregadores de bolos ou flores que cobravam taxas de até R$ 4 mil pela entrega.

O caso ainda é acompanhado pela Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) de São Bernardo do Campo, que tenta encontrar outras vítimas e associados da dupla na Grande São Paulo. “Acreditamos que eles tenham aplicado mais golpes como esses porque eles foram perfeitos. Era um golpe perfeito”, diz o delegado Miguel Ferreira da Silva.

Os policiais começaram a investigação após a denúncia de uma vítima que pagou R$ 4,5 mil pela entrega de flores no dia do seu aniversário. Segundo o delegado, a dupla é da zona leste de São Paulo e conseguia endereço, nome e data de nascimento dos alvos por “fontes abertas” como redes sociais e pela compra de base de dados pessoas vazados online de outros serviços e aplicativos.

“Chega um criminoso se fazendo passar por motoboy, leva bolo e flores, mas fala que falta só a taxa de entrega ‘simbólica’. Ele simula digitar um valor de R$6 a R$ 10, mas coloca muito acima. E aí alega falha na conexão, problema no visor ou põe o dedo em cima do número”, explica Silva.

Enquanto um dos homens ficava de “apoio”, o falso entregador aplicava o golpe usando capacete e mochila, o que impediu a sua identificação pelas imagens da câmera de segurança da vítima. A moto usada no crime também não tinha placa. Eles só foram encontrados quando a polícia conseguiu rastrear o dinheiro da vítima, mas ainda assim por pouco.

“O dinheiro passado na maquininha é pulverizado na mesma hora. Eles têm um outro elemento que já saca o valor em algum caixa eletrônico ou transfere para outra conta”, explica o delegado. “A pessoa sobe com a entrega e nisso o dinheiro já foi.”

Os dois homens seguem detidos temporariamente na DEIC de São Bernardo do Campo.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais rico que o rei Charles: fortuna de William é de R$ 8,2 bilhões

Resumo: as contas anuais da Subvenção Soberana mostram que o príncipe William passou a deter uma fortuna equivalente a aproximadamente 1,2 bilhão de...

Stalking: dupla incendeia casa e diz ser do PCC para ameaçar vítima

Dois homens, ambos com 31 anos, foram presos pela Polícia Civil na zona rural de Iporanga, no Vale do Ribeira, interior de São...

Terremoto: saiba quem era o pastor mineiro que morreu na Venezuela

Resumo: o pastor Romildo Batista de Lima, 69 anos, natural de Chapada de Minas e morador há mais de uma década em Uberlândia,...