Bela Gil em BH: ‘Não é só combater a fome, mas oferecer qualidade e saúde’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A apresentadora e chef de cozinha, Bela Gil, esteve em Belo Horizonte neste sábado (3/12) e falou sobre o desafio a ser enfrentado pelo próximo governo federal em oferecer acesso à alimentação de qualidade para os brasileiros. Integrante do núcleo técnico de Desenvolvimento Social e Combate à Fome na equipe de transição governamental, ela foi jurada de um festival gastronômico que reuniu os restaurantes populares da capital mineira no Mercado da Lagoinha, Região Noroeste da cidade.
“A gente tem no Brasil, 33 milhões de pessoas passando fome, mais da metade da população em situação de insegurança alimentar, que não sabe quando vai fazer a próxima refeição. Então, acho que fortalecer programas e equipamentos sociais é importantíssimo. A gente precisa dos restaurantes populares, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). É importante que esses programas voltem e voltem com força para que a gente dê acesso a uma alimentação saudável para toda a população”, disse ao Estado de Minas.
Leia mais: Apresentadora Bela Gil é nomeada para equipe de transição de Lula
Bela Gil ainda falou sobre a possibilidade do combate à fome ser aliado ao oferecimento de uma alimentação saudável. Ela cita um estudo do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) para dizer que, além da insegurança alimentar, é importante evitar que a dieta da população seja baseada em alimentos nocivos à saúde.
“A gente não quer pensar só em acabar com a fome porque, dependendo do que a gente oferece, sabemos que pode prejudicar a saúde do indivíduo. Saiu um estudo recentemente mostrando que, em 2019, 57 mil pessoas morreram por causas diretamente relacionadas ao consumo de alimentos ultraprocessados. Então a gente precisa ter um olhar cuidadoso para a alimentação. Não é só combater a fome, mas oferecer qualidade e saúde”, afirmou.
Leia mais: De volta ao Mapa da Fome, Brasil tem 60 milhões com insegurança alimentar 
Além de Bela Gil, o deputado estadual André Quintão (PT) foi outro membro do núcleo técnico de Desenvolvimento Social e Combate à Fome que participou do IV Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares. O evento, neste ano, teve como tema, pratos à base de vegetais.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Vini Jr. é o 4° melhor atacante da Copa do Mundo no ranking da Fifa

Resumo rápido: Vinícius Júnior brilha na Copa do Mundo, figurando em 4º lugar no Power Ranking da FIFA, com quatro gols e uma...

Palpite Cabo Verde x Arábia Saudita – Copa do Mundo – 26/06/26

Cabo Verde encara Arábia Saudita pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo, nesta sexta-feira, 26 de junho, às 21h (horário...

Virginia fora do Domingão: como foi a cobertura da Copa do Mundo

Domingão com Huck anuncia mudanças na cobertura de Virginia Fonseca Resumo: o Domingão com Huck reduzirá a presença de Virginia Fonseca nos quadros dominicais....