Longe do plenário: lista de deputados federais na Copa inclui os parlamentares baianos José Rocha e Paulo Azi

Publicado:

A Copa do Mundo é uma festa e, como acontece sempre com as melhores festas, as excelências de Brasília não poderiam ficar de fora – deixando o interesse público de lado, para variar.

 

A lista é longa e inclui até parlamentar que marcou presença no sistema da Câmara, mas estava no Catar. Esse é o caso do baiano José Rocha, do União Brasil. Rocha, aliás, praticamente tirou férias para acompanhar a Copa. Pouco antes de desembarcar em Doha, ele viajou para a COP-27, em Sharm El-Sheik, no Egito.

 

A viagem para a Conferência do Clima da ONU foi praticamente emendada com a temporada no vizinho Catar. Foi só acabar o evento no Egito, do qual participou à custa da Câmara, que o deputado comunicou à casa que ficaria mais 30 dias fora do Brasil: de 20 de novembro, dia do início do torneio, até 20 de dezembro, dois dias após a grande final.

 

Rocha está bem instalado em Doha, em um confortável hotel da rede internacional Marriott. O deputado, que já foi cartola do Vitória da Bahia, está acompanhado da mulher. Para a coluna de Rodrigo Rangel, no Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, ele afirmou que paga a viagem com dinheiro do seu próprio bolso: “Foi particular, ônus pessoal. Estou aqui com meu recurso pessoal”.

 

Indagado sobre o motivo de ter registrado presença no sistema da Câmara em 5 de dezembro, quando já estava fora de Brasília, ele não respondeu. Tampouco falou sobre passar tanto tempo, um mês inteiro, longe do trabalho.

 

José Rocha foi vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara de maio de 2019 a julho de 2020. Hoje, é vice-líder do União Brasil. Recém-eleito para seu oitavo mandato consecutivo, integra a Comissão de Esporte da Câmara. Há quatro meses, ele virou notícia ao propor a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a preparação da Seleção para a Copa. Na ocasião, garantiu que a ideia não era um atalho para ver os jogos por conta dos cofres públicos. “Não queremos viajar”, afirmou.

 

O deputado federal Paulo Azi, mais um do União Brasil da Bahia, chegou ao Catar a tempo de ver o jogo de estreia do Brasil, contra a Sérvia, em 24 de novembro. Assim como o conterrâneo José Rocha, viajou acompanhado da mulher. Diferentemente do colega, Paulo Azi não registrou presença na Câmara no período de ausência.

 

A lista de deputados federais que viajaram ao Catar durante a Copa vai mais além. Estão nela o presidente da Câmara, Arthur Lira, do PP de Alagoas, Doutor Luizinho, do PP do Rio de Janeiro, e Eduardo Bolsonaro, do PL de São Paulo, que estiveram no país ainda durante a fase de grupos da competição.

 

O Metrópoles perguntou oficialmente à Câmara se parlamentares em viagem ao exterior podem registrar presença, como fizeram Doutor Luizinho e José Rocha. A resposta foi que o registro é permitido apenas para parlamentares em missão oficial. A dupla, portanto, não poderia ter feito o que fez. Mas esse, provavelmente, será apenas mais um deslize que passará batido na farra permanente em que vive o poder de Brasília, com ou sem Copa do Mundo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja ação que desmontou arena de rinha de galo e prendeu 24 pessoas

Uma operação policial realizada neste sábado, 11 de outubro, resultou na interrupção de um evento clandestino de rinha de galo em um sítio...

Entrega de reféns em Gaza será na manhã de segunda-feira, diz Israel

O governo de Israel anunciou que a liberação dos reféns mantidos em Gaza ocorrerá na manhã de segunda-feira, dia 13 de outubro. A...

Arena e arquibancada: polícia invade rinha de galo e prende 24 pessoas

Um campeonato clandestino de rinha de galo foi encerrado neste sábado, 11 de outubro, em um sítio localizado no distrito de São Vicente,...