Criança morre de complicação respiratória no Hospital Municipal de Itamaraju

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Enzo Gabriel de Jesus Nascimento (1 ano e 11 meses) faleceu nesta sexta-feira (16) por complicações respiratórias, internado no Hospital Municipal de Itamaraju.

O garoto começou a apresentar sintomas gripais e febre de 39 graus. Esteve mais de uma vez na unidade hospitalar em busca de atendimento, até ser diagnosticado com pneumonia e uma infecção e ouvir dos médicos que seu quadro era gravíssimo.

Inconformados com a perda prematura do garotinho, familiares gravaram um vídeo cobrando respostas e ameaçando processar o município de Itamaraju e o Estado da Bahia por negligência.

O relatório médico, que a redação do PrimeiroJornal teve acesso, datado de 14/12/2022, às 22h01, demonstra preocupação da equipe com a piora do quadro clínico do menino.

Nesse dia, a criança estava sofrendo com aumento do esforço respiratório, queda da SPO2 (oxigenação no sangue), uso necessário de Máscara Não Reinalante 10l/min, taquicardia 172bpm (aumento da frequência cardíaca, quando supera os 100 batimentos por minuto), Taquipinéia 72irpm (respiração acelerada, quando ultrapassa os 40irpm), com o corpo dele realizando grande esforço para compensar a falta de oxigênio no organismo.

Imagem de Tomografia Computadorizada (TC) de Tórax, anexa ao relatório, revelou volumoso derrame pleural (acúmulo de líquido entre os tecidos que revestem os pulmões), exigindo manobras da equipe de Cirurgia Geral para drenagem de um líquido amarelado do lado direito do tórax (Tórax à D).

Enzo Gabriel de Jesus Nascimento 1 ano e 11 meses morreu de complicacoes respiratorias no hospital de itamaraju 3 e1671299875504
Garoto já sem vida no colo da mãe

Segundo a Secretaria de Saúde de Itamaraju, “com esse diagnóstico, a equipe médica solicitou, nesta mesma data, suporte de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica, com extrema urgência, sob risco de evolução à óbito, o que infelizmente, acabou ocorrendo, sem a liberação da vaga”, denunciou.

Via lei de acesso à informação, o PrimeiroJornal requisitou informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), mas até a publicação dessa matéria, ainda não havia sido repassada nenhuma resposta que ajudasse no entendimento do que ocorreu. O espaço segue aberto, com atualização assim que houver uma resposta.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mulheres Sem Terra ocupam a BR 101 no KM 831 entre Itamaraju e Teixeira de Freitas

Nesta sexta-feira (08), mais de 300 mulheres Sem Terra ocuparam o trecho da BR 101, entre Itamaraju e Teixeira de Freitas, nas proximidades da Escola Popular Egídio Brunetto, no Assentamento Jacy Rocha. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o ato teve o intuito...

Liga de Futebol de Itamaraju tem novo presidente

Dois meses após a conquista do pentacampeonato no Intermunicipal, a Liga de Futebol de Itamaraju (LFI) elegeu a sua nova diretoria para o biênio 2024/2025. Três chapas concorreram ao pleito, realizado na noite desta segunda-feira (29), saindo como vencedora a “União e Transparência”, encabeçada...

Mototaxistas de Itamaraju elegem nova diretoria

A nova diretoria foi eleita nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, durante assembléia para a escolha dos novos membros. A chapa eleita foi composta de Jainei Santos (presidente), Jairo Lucas Figueiredo (tesoureiro) e Amilton de Jesus (Secretário). Os três vão representar a Associação de Mototaxistas de...