Jornais argentinos têm repercutido a morte de Pelé, considerado o Rei do Futebol, nesta quinta-feira (29). O ex-jogador, eleito o Atleta do Século XX, estava internado desde o dia 29 de novembro, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tratando de um câncer no cólon.
Nas publicações, diversas homenagens ao craque e a interminável discussão sobre quem é o maior jogador de futebol da história apareceram.
Olé
A rivalidade futebolística entre brasileiros e argentinos não impediu os jornais do vizinho sul-americano de homenagearem Pelé. O Olé, conhecido pelas provocações ao Brasil, classificou o falecimento do craque, que o próprio veículo chamou de “Rei”, como uma “Dor mundial”.
O Olé citou ainda o fato de que muitas pessoas no país enxergam Pelé como um dos maiores de todos os tempos. “Além da rivalidade que existe entre Argentina e Brasil, ninguém pode duvidar que Pelé foi um dos maiores jogadores de futebol da história, para muitos o melhor acima de Diego Maradona e Lionel Messi.”
Clarín
Por sua vez, o Clarín não poupou adjetivos para engrandecer Pelé. “A primeira grande estrela do futebol mundial”, “símbolo supremo do futebol de espetáculo” e “Grande entre os grandes” foram algumas das expressões utilizadas pelo jornal.
Apesar dos elogios, o Clarín afirmou que é “arriscado” citar Pelé como “o maior jogador de futebol”, pois Maradona, Cruyff e Messi “querem se sentar na mesma mesa”.
La Nación
“O Rei está sentado à mesa dos melhores do esporte em toda a história”, é o que diz o texto do La Nación sobre Pelé. O jornal trouxe, também, um ponto interessante sobre a rivalidade entre Pelé e Maradona: “Anos atrás, cantavam nos campos de futebol argentinos: ‘Maradona é maior que Pelé’. Era um grito de guerra, além da admiração genuína pelo Pérola Negra, outro de seus apelidos”. Um recorte interessante do que é torcer.
O La Nación ainda coloca outros nomes comparados com Pelé em pauta: “Além dos títulos, da polêmica dos 1000 gols, Cruyff e Diego, Di Stéfano e Leo, no final da história, Pelé foi único”, pontua.
Canchallena
O Canchallena, caderno esportivo do La Nación, ressaltou o tamanho das marcas assinaladas por Pelé na história do futebol. “O legado de Pelé é histórico e quase impossível de igualar”.
Infobae
“O Rei do Futebol”. Um título não hereditário, como o de outros reis mundo afora, mas que foi conquistado pelo que Pelé fazia com suas pernas e cabeça, dentro das quatro linhas. E foi com esse título que o site argentino Infobae noticiou a morte de Pelé.
“Mito”, “lenda”, “um dos atletas mais importantes de todo o planeta”, “rei que dominou completamente uma era do futebol”. Estes foram algumas das denominações dadas a Pelé no Infobae.
Para o portal, Pelé divide a galeria dos melhores jogadores da história ao lado dos argentinos Alfredo Di Stéfano, Diego Maradona e Lionel Messi, e do holandês Johan Cruyff.
La Prensa
O La Prensa foi mais um a destacar o espetáculo que era ver Pelé atuar. “O Rei do jogo bonito”, chamou o jornal. Sem dar um veredito, o veículo citou o fato de o nome do craque sempre aparecer nas discussões sobre o maior jogador de futebol da história, junto com Diego Maradona, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
Comentários Facebook