Quarto Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares ocorre neste sábado

Publicado:

O 4º Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares será realizado neste sábado (3/12) pela Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – CRESAN Mercado da Lagoinha, a partir das 11h. Os jurados vão avaliar o melhor prato principal e a melhor sobremesa apresentados por representantes de quatro unidades.

O desafio dos concorrentes é criar pratos que tenham como base ingredientes de origem vegetal. O tema foi decidido a partir de uma parceria com a Alimentação Consciente Brasil e a Humane Society International. Os critérios a serem avalizados são criatividade, apresentação, sabor, textura e técnicas utilizadas.

Os representantes dos restaurantes passam por uma capacitação com especialistas antes do concurso. Em outubro, foi realizado um treinamento teórico e prático sobre o tema com os trabalhadores que atuam na produção e na cozinha dos restaurantes populares.

 

  • Leia mais: Mesa ao Vivo reúne chefs em BH e aposta na gastronomia ‘com afeto’ de Minas

 

Os jurados deste ano são: a culinarista e apresentadora Bela Gil; a jornalista de gastronomia Lorena Martins; o professor e coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, Edson Puiati; o gerente sênior de Políticas Alimentares da Alimentação Consciente Brasil, Alice Martins; o proprietário do Restaurante Tanganica Art Bar & Vegan e campeão do Festival Comida di Buteco, Ângelo Rafael Telles; e gestores municipais.

O prato vencedor será incluído no cardápio dos restaurantes populares, e a equipe será premiada. Entre os prêmios está uma viagem técnica para um festival gastronômico.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia