Verba do MEC é insuficiente para despesas básicas de Federal de Uberlândia

Publicado:

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu do Ministério da Educação (MEC) valores para o pagamento de auxílios estudantis que deviam ter sido transferidos no início de dezembro. O montante, porém, não cobre despesas básicas de serviços prestados à instituição e que chegam a R$ 2,8 milhões.
Segundo a universidade, por meio de um comunicado, o valor recebido é de R$ 869 mil. Já nesta segunda-feira (12/12), foram iniciados os pagamentos das bolsas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Com isso, auxílios moradia, alimentação e transporte, entre outros, serão quitados até amanhã (13/12).

  • Leia também: Preso suspeito de estuprar a própria filha de 10 anos
 
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou que o pagamento das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado referentes a dezembro de 2022 será feito aos pesquisadores com conta no Banco do Brasil até esta segunda, e aos demais, até terça.
 
“A UFU, que tem 679 bolsistas de pós-graduação, não pode confirmar se todos os pagamentos estão ocorrendo, pois eles são feitos diretamente nas contas dos pesquisadores, mas alguns desses bolsistas já nos informaram que receberam a bolsa de dezembro hoje, 12 de dezembro”, diz o comunicado da universidade.
 

Despesas

No entanto, a UFU continua no vermelho, segundo informou a instituição federal. A universidade não tem disponibilidade financeira para pagar as despesas básicas, em função do bloqueio de recursos discricionários.
 
Na semana passada, a reitoria da UFU, em entrevista coletiva, afirmou ter sido surpreendida com mais um bloqueio de valores no início de dezembro, o que impediria não só o pagamento de auxílios estudantis como também de honrar com contratos de alimentação, segurança, limpeza e transporte.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia