Prefeitura realiza combate a muriçocas em bairros de Salvador

Publicado:

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensifica a partir desta semana as ações do Programa de Controle aos Mosquitos e Muriçocas no período de alta estação. A iniciativa segue até fevereiro e a programação será divulgada semanalmente. 

As ações acontecem sempre das 8h às 12h para coleta e aplicação de larvicida e também à noite, partir das 19h, para aplicação de inseticida com termonebulização através de motocicletas. Até a próxima sexta-feira (6), as localidades contempladas são Valéria, São Caetano, Itapuã, Uruguai, Piatã e Bairro da Paz. 

“Essa é uma estação do ano que aumenta a infestação de muriçocas em algumas localidades da cidade. Por isso, estamos deflagrando essa estratégia, sobretudo, em comunidades com maior vulnerabilidade para proliferação do mosquito”, afirmou o titular da SMS, Decio Martins. 

Com o auxílio dos termonebulizadores, os agentes de combate às endemias lançam uma mistura de inseticida e óleo mineral suficiente para eliminar os mosquitos em fase adulta. Isso porque as gotículas do produto permanecem por um bom tempo flutuando no ar. O programa de controle do Culex conta ainda com a etapa de coleta de amostra de larvas de mosquito desses locais, identificando os tipos de inseto em circulação e aplicando larvicida biológico.

“O objetivo é diminuir a infestação de muriçocas, que tem potencial de transmitir doenças como filariose e febre do Nilo (sem notificações no município) e causam incômodos à população. Os insetos podem causar alergias e interferem nas noites de sono dos moradores, influenciando na qualidade de vida”, destaca a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez.

A iniciativa conta, ainda, com apoio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A autarquia controla o tráfego das vias devido à fumaça densa e espessa provocada pela termonebulização.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Seis dos nove municípios da Baixada Santista relataram 44 casos de meningite em 2025, além de sete mortes relacionadas à doença. As cidades...

Brasil apresenta planos à coalizão global para vacinas e medicamentos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está na África do Sul para participar da reunião do G20 Saúde. Durante o encontro, ele compartilhou...

Unesco faz recomendação inédita para uso ético da neurotecnologia

A neurotecnologia, que permite monitorar e até modificar a atividade cerebral, está ganhando destaque mundial. Há milhares de pessoas utilizando essa tecnologia em...