Tebet toma posse no Planejamento e promete priorizar os mais pobres no orçamento

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A senadora licenciada Simone Tebet (MDB) tomou posse, nesta quinta-feira (5), como ministra do Planejamento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seu discurso, a emedebista garantiu que os mais pobres serão tratados com prioridade na elaboração do orçamento público.

“Os pobres estarão prioritariamente no Orçamento público. A primeira infância, idosos, mulheres, povos originários, pessoas com deficiência, LGTBQIA+. Passou da hora de dar visibilidade aos invisíveis. Tem de abarcar todas essas prioridades, sem deixar de ficar de olho na dívida pública”, afirmou a ministra.

Tebet, por outro lado, também afirmou que não vai ignorar a responsabilidade fiscal, que tem sido uma grande preocupação do chamado mercado financeiro. Segundo ela, gastar mal o dinheiro público é pior do que não gastar.

“Nosso papel, sem descuidar da responsabilidade fiscal, da qualidade dos gastos públicos, é colocar o brasileiro no orçamento”, complementou a emedebista.

A ministra agradeceu ao presidente Lula pelo convite e comentou sobre as divergências de pensamento entre os integrantes da equipe econômica, formada por ela no Planejamento, Fernando Haddad (PT) na Fazenda, Geraldo Alckmin (PSB) na Indústria e no Comércio e Esther Dweck (PT) na Gestão.

“Eu disse: ‘presidente, nessa pauta [de economia], eu, Haddad, Alckmin, Esther, nós temos divergências econômicas’. Lula me ignorou, como se dissesse: ‘é isso que eu quero. Sou um presidente democrata. Quero diferentes para somar, pois assim que se constrói uma sociedade democrática'”, relatou Simone.

A cerimônia de posse de Tebet como ministra do Planejamento teve as presenças de Alckmin, Haddad, Esther Dweck, além do ex-presidente da República, José Sarney (MDB), e dos também ministros Rui Costa (PT) da Casa Civil e Anielle Franco (PT) da Igualdade Racial.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara aprova redução de impostos com impacto de R$ 1,1 bilhão

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10/02) um projeto para reduzir impostos da indústria química e petroquímica. A renúncia fiscal estimada para...

Morte após intoxicação em piscina: médica detalha sintomas de alerta

Não é possível gerar um resumo fiel sem o texto completo. Com apenas o título fornecido, não consigo capturar todas as informações, dados...

Relator da PEC da Segurança quer reduzir maioridade para todos os crimes

O relator da PEC da Segurança Pública na Câmara, deputado Mendonça Filho (União-PE), pretende alterar o relatório...