O menor coelho do mundo cabe na palma da sua mão

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Chama-se coelho-pigmeu e trata-se de uma espécie que, para além de se destacar pelas suas reduzidas dimensões, também o faz devido à sua fofura. Porém, os menores exemplares podem ser encontrados apenas em território norte-americano, segundo reporta a imprensa local.

Em causa está, mais em concreto, o coelho-pigmeu da bacia de Columbia, que se apresenta como a raça de coelho de mais reduzidas dimensões em todo o mundo – e também, provavelmente, a mais rara. Apenas pode ser encontrada numa zona do estado norte-americano de Washington, pesando entre 375 e 500 gramas.

Já no que toca ao seu comprimento, o mesmo fica, geralmente, entre os 23,5 e 29,5 centímetros. As fêmeas são, regra geral, de maiores dimensões que os machos.

Apesar de adoráveis, estes animais caracterizam-se pela sua agitação e nervosismo, tratando-se ainda de uma espécie em vias de extinção. O fato de se alimentar de sálvia, planta que tem vindo a ser dizimada para fins de desenvolvimento agrícola e devido aos incêndios florestais, tem contribuído para essa realidade. Porém, os predadores são também um risco para estes pequenos animais.

De fato, a espécie foi dada como extinta na natureza no ano de 2001, altura em que os últimos 14 exemplares da mesma foram retirados do seu habitat natural e colocados num programa de reprodução em cativeiro.

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Apoiado por Trump: quem é Nasry Asfura, presidente eleito de Honduras

Nasry Asfura, empresário de direita, teve a vitória oficializada como presidente de Honduras na quarta-feira, 24 de dezembro de 2025. A vitória marca...

Arábia Saudita pede que separatistas do Iêmen deixem 2 províncias controladas pelos sauditas

A Arábia Saudita pediu formalmente em 25 de dezembro de 2025 que separatistas apoiados pelos Emirados Árabes Unidos no Iêmen, conhecidos como Conselho...

Zelensky agradece Casa Branca por ‘conversa muito boa’ sobre guerra com a Rússia

Washington, 17 de outubro de 2025. Zelensky agradeceu, em publicação no X, a conversa com Steve Witkoff, enviado especial da Casa Branca, e...