Mutirão de aplicação da vacina V10 em cães acontece até esta quinta-feira no Parque da Cidade

Publicado:

Uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) está ofertando, até esta uinta-feira (19), a vacina V10 para cães de Salvador.

O imunizante, que protege contra as principais doenças que acometem os cães como cinomose, parainfluenza, adenovirose tipo 2, parvovirose, coronavirose e quatro tipos de leptospirose, está sendo distribuído gratuitamente no local das 8h às 16h. 

De acordo com a titular da Secis, Marcelle Moraes, a oferta gratuita da vacina contribui para a proteção animal, além de garantir o acesso à saúde para os pets. “A V10 é uma vacina relativamente cara – o esquema completo chega a custar até 270 reais em algumas clínicas. Então, a oferta gratuita beneficia a sociedade, principalmente as pessoas com condições financeiras reduzidas”, explicou a gestora. 

Para ter acesso à vacina, o animal precisa estar saudável e ter pelo menos 45 dias de vida. Os responsáveis devem levar um documento pessoal com foto, cartão de vacina do animal e comprovante de residência. O cadastro é feito no local e por ordem de chegada. É permitida a vacinação de dois bichos por cada CPF. 

Para o animal que nunca tomou a vacina e que é filhote, é necessário obedecer ao intervalo mínimo de 21 dias entre as doses, para a aquisição de anticorpos contra as doenças. A dose de reforço também não deve ultrapassar o período máximo de 30 dias para aplicação. Em casos extremos de doença a vacinação pode ser adiada.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...