Cinco pessoas roubam avião e morrem após aeronave cair na Argentina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Cinco pessoas morreram na queda de um avião na província de Chaco, na Argentina. Segundo as autoridades locais, o grupo invadiu um hangar na manhã desta quarta-feira (18) e roubou a aeronave, um Cessna 206, derrubando o monomotor pouco depois de decolar. Em meio aos destroços foram encontrados uma arma e notas de guaranis paraguaios.

A origem do dinheiro e um gorro do time Cerro Porteño levaram a polícia argentina a conectar os invasores ao Paraguai. Até o momento, os corpos não foram identificados. O avião caiu a 7 km de Villa Angela, que faz fronteira com o país vizinho.

“Se (o Cessna) caísse na cidade, seria uma tragédia”, afirmou o delegado Sergio Ríos, responsável pela investigação do caso, à rádio local LT7. “Temos conversado com a Junta de Investigação de Acidentes de Aviação Civil (JIAAC) e trabalhamos para preservar o local da queda para a perícia, retirando apenas os corpos”, detalhou.

Ainda segundo a autoridade, a identificação dos corpos será “difícil”, já que o avião foi totalmente consumido pelo fogo após a queda. Apesar da ausência de nomes, ele garantiu que os tripulantes responsáveis pelo roubo “não são de lá”.

A polícia e os bombeiros da província argentina foram notificados do acidente por dois trabalhadores rurais que acompanharam o avião perdendo altura.

Nos destroços, as equipes de resgate encontraram também um telefone satelital, que permitia aos tripulantes continuar conectados com as pessoas em terra durante o voo. O aparelho seria um sinal de “certa organização logística” do grupo que roubou a aeronave, que ainda teve que burlar uma série de alarmes “muito sofisticados” para invadir o hangar em que ela estava guardada.

Apesar do plano sofisticado, uma das teorias levadas em consideração pela polícia, de acordo com a AFP, é de que os ladrões teriam esquecido de ativar o sistema de combustível do Cessna, que é complexo para viajantes sem experiência com o modelo, sofrendo uma pane seca logo após sair do chão.

O Cessna 206 conta com cinco assentos e pertencia a um empresário do agronegócio, que adquiriu o monomotor recentemente. O valor de mercado do modelo é estimado em cerca de US$ 1,5 milhão de dólares (aproximadamente R$ 7,7 milhões, na cotação atual).

Uma ocorrência semelhante foi registrada a menos de um mês, em 25 de dezembro, na mesma província, quando um grupo de cinco pessoas roubou um avião do aeroclube de Resistência, capital de Chaco, levando-o até a Bolívia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tempestades provocam alagamentos e mortes no sul da Califórnia

Tempestades provocaram inundações rápidas no sul da Califórnia, com novas chuvas previstas para esta quinta-feira. O evento é uma das mais intensas tempestades...

Trump anuncia ataques dos EUA contra militantes do Estado Islâmico na Nigéria

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, em publicação na Truth Social, que as Forças Armadas americanas realizaram ataques aéreos contra militantes do...

Milei compartilha post de Flávio Bolsonaro lendo carta do pai sobre pré-candidatura

Milei amplia visibilidade do movimento bolsonarista ao republicar carta de Bolsonaro. O presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou nas redes sociais a publicação...