Titular da Secis, Marcelle Moraes cobra solução para descarte de esgoto na areia da praia da Barra 

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A secretária de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis), Marcelle Moraes cobra solução imediata para o descarte de esgoto na faixa de areia e água do mar da praia do Farol da Barra, no bairro de mesmo nome. A prática é crime ambiental de acordo com Lei Federal 9605/98. 

O local é cartão postal da capital baiana e atrai milhares de turistas, no entanto, a ação de manejo dos dejetos, de responsabilidade da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), é alvo de reclamação de banhistas e turistas. No vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver a quantidade abusiva de esgoto sendo jogado na praia do mar. 

Marcelle lamenta as imagens e diz que é preciso de um alinhamento dos órgãos estaduais atuantes na capital baiana sobre os cuidados ambientais. “O município se destaca no país em ações de sustentabilidade e resiliência, entendemos que as metrópoles do futuro dão prioridade à qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos através de atividades que potencializam os recursos naturais. Salvador é uma cidade litorânea, além do lazer, a praia é geração de renda para muitas pessoas e agora esse espaço vem sendo prejudicado e causando sérios riscos para a saúde daqueles que frequentam”.

A titular da pasta salienta ainda que vai acionar os órgãos competentes para multar a Embasa, como o Inema. “Não podemos mais aceitar a Barra sendo alvo desse crime”. 

O descarte irregular de dejetos é considerado crime ambiental, impacta diretamente na qualidade da água e na saúde pública da região, bem como problemas na infraestrutura e entupimento de tubulações.

Quando identificadas as irregularidades, os imóveis fiscalizados recebem uma notificação e têm um prazo de 15 dias para corrigir e destinar adequadamente seus efluentes. As multas podem passar de R$ 5 mil.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...