Cientistas detectam a galáxia mais distante já encontrada

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Um grupo de investigadores conseguiu detectar uma galáxia que, pelas observações feitas com o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), é a mais antiga já observada.

A galáxia – de nome GHZ2/GLASS-z12 – já havia sido observada pelo Telescópio Espacial James Webb em julho do ano passado, com estas novas observações com o ALMA, conseguiram mais informações a partir do estudo de oxigênio nesta galáxia.

Segundo o site Science Alert,  a galáxia em questão teria sido formada apenas 367 milhões de anos após o Big Bang.

“As primeiras imagens do James Webb revelaram várias galáxias que sentimos que tínhamos de testar os resultados com o melhor observatório da Terra”, conta Tom Bakx da Universidade de Nagoya, no Japão. “Inicialmente estávamos preocupados com a ligeira variação na posição entre a emissão de oxigénio detectada e a galáxia busta pelo Webb. Mas realizámos testes detalhados nas observações para confiar que esta é realmente uma deteção robusta e é muito difícil explicar através de qualquer outra interpretação”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Auroras são vistas em vários países do mundo após tempestade solar

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma tempestade solar provocou auroras boreais no hemisfério norte e auroras austrais no hemisfério sul entre a noite desta sexta-feira (10) e a madrugada de sábado (11). Os meteorologistas espaciais da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) observaram sete ejeções de massa coronal, com impactos esperados que

Regulamentar inteligência artificial é essencial para manter empregos

O Brasil precisa fazer um debate sobre a regulamentação da inteligência artificial, para que as novas tecnologias não provoquem um “estrago inimaginável” no mercado de trabalho. A preocupação é do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que fez um balanço dos avanços e desafios do mercado de trabalho brasileiro neste Dia do Trabalhador (1º)

OpenAI deve apresentar rival da Google no começo da próxima semana

Preparem-se, a OpenAI está prestes a entrar na arena dos motores de busca! De acordo com a Reuters, a empresa deve anunciar seu novo produto na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, antecipando-se ao evento anual I/O do Google, que começa no dia 14. Segundo "duas fontes próximas do assunto" citadas pela Reuters, a iniciativa